Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

EUA sancionam empresa iraniana que ajudou governo no corte de Internet

Os Estados Unidos impuseram hoje sanções contra uma empresa de tecnologia sediada no Irão, pelo seu papel em facilitar o corte de Internet pelo governo iraniano, na sequência dos protestos antigovernamentais que atingem o país desde setembro.

EUA sancionam empresa iraniana que ajudou governo no corte de Internet
Notícias ao Minuto

19:14 - 02/06/23 por Lusa

Tech Estados Unidos

Esta empresa, conhecida como Arvan Cloud, os seus co-fundadores Pouya Pirhosseinloo e Farhad Fatemi e uma empresa com sede nos Emirados Árabes Unidos, foram todos sancionados por ajudar a facilitar as tentativas do governo iraniano de controlar e censurar o tráfego da Internet, noticiou a agência Associated Press (AP).

Os cortes de Internet foram instituídos depois dos protestos nacionais pela morte de Masha Amini, em setembro, uma mulher curdo-iraniana detida pela polícia da moralidade do país.

O gabinete de controlo de ativos estrangeiros do Tesouro dos EUA sublinhou que a Arvan Cloud forneceu serviços de corte de Internet para o governo, permitindo que as autoridades iranianas controlassem e censurassem o tráfego de entrada e saída e vigiassem os dados nos servidores.

A empresa também bloqueou 'sites' a pedido das autoridades iranianas.

"O acesso livre e irrestrito à informação é um direito fundamental de todos os povos, inclusive no Irão", destacou Brian E. Nelson, subsecretário do Tesouro para terrorismo e inteligência financeira.

O governante garantiu que os EUA "estão comprometidos em responsabilizar aqueles que procuram minar a liberdade de expressão e suprimir protestos".

Entre outras coisas, as sanções negam às pessoas e empresas o acesso a qualquer propriedade ou ativos financeiros mantidos nos EUA e impedem que empresas e cidadãos norte-americanos façam negócios com estes.

Dezenas de milhares de iranianos foram detidos durante os protestos.

Embora muitos tenham sido perdoados ou viram as suas sentenças reduzidas, o sentimento de insatisfação ainda paira sobre o país que luta contra o colapso da sua moeda e enfrenta a incerteza sobre os seus laços com o resto do mundo, sobretudo após o colapso do acordo nuclear de Teerão em 2015 com as potências mundiais.

A exportação de 'drones' de combate do Irão para as forças russas no seguimento da invasão russa da Ucrânia aumentou as tensões.

Leia Também: Jovem britânico condenado a prisão perpétua por planear ataque terrorista

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório