Jovem britânico condenado a prisão perpétua por planear ataque terrorista
O adolescente, de 19 anos, foi descrito como um "terrorista empenhado", que se "radicalizou no quarto a usar a internet", em 2020.
© Reprodução/Twitter
Mundo Reino Unido
Matthew King, de 19 anos, foi condenado, esta sexta-feira, a prisão perpétua por ter admitido ter planeado um ataque terrorista contra a polícia e as forças armadas do Reino Unido. O juiz considerou que o jovem era um "perigo para o público".
De acordo com a decisão judicial, o jovem terá de cumprir pelo menos seis anos de prisão antes de poder ser considerado para liberdade condicional, refere a Sky News.
Matthew King foi detido em maio de 2022 - após uma denúncia da mãe, que manifestou às autoridades estar preocupada com o seu comportamento - e acusado de preparação de atos terroristas.
Já tinha contado a uma namorada que tinha o desejo de torturar e matar um soldado norte-americana ou britânico, publicado uma imagem de um agente da polícia com a legenda "alvo adquirido" e falado num desejo de levar a cabo um "ataque com vítimas em massa".
O interesse de Matthew, de Essex, na Inglaterra, pelo Islamismo teve início em 2020, quando começou a frequentar mesquitas e a ver vídeos no Youtube. Em maio de 2021, a família notou que o jovem se tinha tornado mais extremista e começaram as preocupações da mãe.
Em 2022, surgiram denúncias de que o jovem "estava a tornar-se cada vez mais extremista e instável", uma das quais da mãe. As denúncias surgiram após Matthew ter partilhado, a 13 de abril, um vídeo num grupo de WhatsApp com referências a ataques terroristas.
No tribunal, o comandante da polícia antiterrorismo, Dominic Murphy, considerou que um ataque terrorista levado a cabo pelo jovem estava "iminente" e descreveu-o como um "terrorista empenhado", que se "radicalizou no quarto a usar a internet".
Leia Também: Rússia abre investigação sobre terrorismo em região junto à fronteira
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com