Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Cientistas chineses descobriram "reservatório" de água na Lua

Composto por esferas de vidro, pode conter mil milhões de toneladas de água a funcionar como uma esponja. Absorve a água e alimenta o ciclo na superfície lunar, sugerem os cientistas.

Cientistas chineses descobriram "reservatório" de água na Lua
Notícias ao Minuto

20:00 - 27/03/23 por Notícias ao Minuto

Tech Lua

Um grupo de cientistas do Instituto de Geologia e Geofísica (IGG) da Academia Chinesa de Ciências (CAS) diz ter descoberto um novo "reservatório" de água na Lua.

Segundo o novo estudo publicado na Nature Geoscienc chamado "um reservatório de água solar derivado do vento na Lua hospedado em esferas de vidro impacta [um componente onipresente em solos lunares de natureza amorfa]", os investigadores relatam a existência de esferas de vidro que continham água  em solos lunares Chang'e-5 (CE5).

Apresentando um estudo detalhado, os cientistas mostram esse "reservatório" de água na Lua a registar a entrada e saída dinâmica da água derivada do vento solar e a atuar como um amortecedor para o ciclo da água na superfície lunar.

No entanto, permanece alguma incerteza quanto ao comportamento exato dessa água quando está na Lua. Parece mudar ao longo do dia e perde-se para o espaço, o que sugere que deveria haver algum tipo de armazenamento no solo.

Além disso, estudos anteriores ao solo lunar - através de grãos e rochas - não conseguiram explicar como ou onde essa água está a ser armazenada. Como tal, os investigadores acreditam que deve haver alguma outra explicação para a forma como a água está a ser armazenada.

No entanto, com base na nova descoberta, aumenta a certeza entre os estudiosos de que há água na Lua, embora muito menos água do que na Terra, acreditando que a maior parte da superfície da Lua inclua um pouco de água.

Composto por esferas de vidro, pode conter mil milhões de toneladas de água a funcionar como uma esponja. Absorve a água e alimenta o ciclo na superfície lunar, sugerem os cientistas.

Por sua vez, a descoberta pode ser útil tanto para compreensão da Lua como também para missões espaciais que possam vir a utilizá-la como um habitat.

Os milhares de milhões de toneladas de água que estão espalhados pela superfície lunar poderiam ser utilizados pelos astronautas que pretendem partir na Lua - e usá-la como base para explorarem o sistema solar.

Leia Também: Dispositivo 'biohíbrido' pode restaurar a função de membros paralisados

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório