Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Há três razões que podem ajudar Apple a evitar despedimentos

Várias gigantes tecnológicas têm anunciado cortes significativos nas respetivas forças laborais.

Há três razões que podem ajudar Apple a evitar despedimentos
Notícias ao Minuto

11:50 - 24/01/23 por Miguel Dias

Tech Apple

Nas últimas semanas temos assistido a um grande número de despedimentos em algumas das maiores tecnológicas do mundo - que justificam estas decisões com o clima económico incerto que se faz sentir atualmente.

Curiosamente, uma das empresas que não tem anunciado novidades no que diz respeito a corte de postos de trabalho é a Apple e, como diz o Wall Street Journal, tal não parece ser por acaso.

Um dos motivos que pode estar a levar a Apple a manter os trabalhadores está relacionado com a forma como a empresa aumentou a força laboral nos últimos anos. Enquanto algumas gigantes tecnológicas aumentaram o número de trabalhadores entre 57 e 100%, a Apple adicionou apenas 20% de trabalhadores à sua força laboral entre setembro de 2019 e setembro de 2022. Significa isto que o crescimento da Apple pode ter crescido de uma forma mais sustentável do que a concorrência.

A aposta em determinadas divisões também parece fazer alguma diferença no atual momento vivido pela Apple. Enquanto rivais como a Meta continuam a investir fortemente em áreas nas quais não terão lucro nos próximos meses (como o metaverso), a Apple tem procurado ser mais cautelosa e apostado apenas em divisões que poderão, de facto, contribuir ativamente para a receita da tecnológica.

Por fim, a publicação norte-americana aponta para as despesas da Apple. Ao invés de práticas da indústria em que se procura oferecer vantagens aos trabalhadores, como por exemplo almoços e jantares grátis na cafetaria da empresa, a Apple continua a exigir que todos os trabalhadores paguem pelas suas refeições.

Claro está, estes três elementos podem não ser suficientes para a Apple evitar despedir trabalhadores nos próximos tempos mas, por enquanto, parece que a empresa continua disposta a manter a força laboral intacta.

Serve também recordar que, neste início de 2023, o CEO Tim Cook anunciou aos investidores que decidiu cortar 35 milhões de dólares na sua compensação anual. Uma decisão que certamente estará relacionada com atual momento económico.

Leia Também: Depois de despedimentos, Spotify pode aumentar preço da subscrição

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório