Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Tecnologia pode estar a impedi-lo de ser mais criativo, diz estudo

Afinal, parece que não é tão mau ficar aborrecido ou a sentir tédio.

Tecnologia pode estar a impedi-lo de ser mais criativo, diz estudo
Notícias ao Minuto

10:08 - 28/12/22 por Miguel Dias

Tech Inovação

Um estudo levado a cabo por um sociólogo da Universidade de Bath no Reino Unido, Timothy Hill, refere que as constantes distrações provocadas por redes sociais podem estar a impedir-nos de ser mais criativos e inovadores.

Hill nota que, graças às redes sociais, as pessoas estão a evitar ‘cair’ num tipo de tédio mais profundo uma vez que, assim que o começam a sentir, consultam imediatamente as redes sociais. Porém, é neste tédio mais profundo que costumam ter lugar as ideias mais criativas, pelo que se pode manifestar como um problema a longo prazo.

“O tédio profundo pode ser um conceito imensamente negativo mas, na verdade, pode ser intensamente positivo se as pessoas tiverem a oportunidade para desenvolvimento e pensamento sem distrações”, conta o investigador.

Na experiência de Hill participaram 15 pessoas e, apesar de algumas delas terem experienciado um grande vazio e inquietação, houve também quem se sentisse motivado a encontrar novos passatempos e paixões.

Hill refere ainda que “a pandemia [de Covid-190] foi uma experiência trágica, destrutiva e consumidora” e que tal não ajudou a que as pessoas se afastassem das redes sociais. “Mas estamos todos familiarizados com histórias de pessoas que, em quarentena, encontraram novos ‘hobbies’, carreiras e direções para a vida”, notou o sociólogo.

Leia Também: Eleições nos EUA, Brasil e Israel com várias formas de desinformação

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório