A Universidade do Illinois nos EUA anunciou uma parceria com cinco gigantes da tecnologia - a Amazon, a Apple, a Google, a Meta e a Microsoft - para um novo projeto que visa melhorar o reconhecimento de voz de utilizadores.
Como nota o Engadget, o foco está nos utilizadores que sofram de problemas na fala, que costumam ter mais dificuldades em usar estes sistemas por não serem devidamente reconhecidos pelos atuais algoritmos de Inteligência Artificial (IA).
Sabe-se que a equipa começará por recrutar voluntários com deficiências no discurso, recolhendo amostras para ajudar a treinar novos algoritmos.
“As interfaces de discurso devem estar disponíveis para todos e isso inclui pessoas com deficiências. Esta tarefa tem sido difícil porque exige muita infraestrutura, idealmente do tipo que possa ser suportada por grandes empresas tecnológicas, por isso criámos uma equipa multidisciplinar especializada em linguística, discurso, IA, segurança e privacidade”, refere um dos responsáveis pelo projeto, o professor Mark Hasegawa-Johnson.
Leia Também: Digitalização entre as apostas de Valença e Tui até 2030