Meteorologia

  • 06 JULHO 2022
Tempo
29º
MIN 17º MÁX 31º

Aplicação gastronómica vence prémio do Turismo Centro de Portugal

Uma aplicação que pretende contribuir para a estruturação e divulgação do turismo gastronómico no território das Beiras e Serra da Estrela venceu um dos prémios anuais do Turismo Centro de Portugal, anunciou hoje esta entidade.

Aplicação gastronómica vence prémio do Turismo Centro de Portugal

Desenvolvida pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG), a aplicação "Taste Food Experience" venceu o Prémio José Manuel Alves/Concurso de Empreendedorismo Turístico.

Segundo Cristina Rodrigues, do IPG, esta aplicação valoriza os recursos endógenos do território das Beiras e Serra da Estrela, "através de um sistema multiplataforma onde a gastronomia se revela um fator de identidade e autenticidade capaz de atrair visitantes, alavancando a atividade turística e constituindo um fator de desenvolvimento integrado para produtores, restaurantes e empresas com oferta de produtos ou serviços neste âmbito".

O segundo classificado foi um projeto de alojamento focado na sustentabilidade e na consciencialização ecológica, o "Pateira Glamping & Eco-resort".

Este projeto foi idealizado para a Pateira de Espinhel, em Águeda, e "engloba oito domes geodésicos de madeira e cortiça (corkdomes), uma piscina biológica e outros atrativos e atividades orientados para o 'wellness & spa'", explicou o Turismo Centro de Portugal.

O terceiro lugar foi conquistado pelo "Fake Museum -- A Real Museum about Fake Things", idealizado para Coimbra e "que ambiciona ser um museu agregador de conhecimento e de identificação do que é falso".

Com sete edições realizadas, o Prémio José Manuel Alves/Concurso de Empreendedorismo Turístico é "o prémio de empreendedorismo turístico mais antigo do país, tendo recebido um total de 342 candidaturas, distinguido 56 projetos e premiado 20".

No que respeita ao Concurso de Teses Académicas, venceram a tese de mestrado "Estratégia Territorial -- proposta de uma Rede de Aldeias turísticas sustentáveis no concelho de Santa Comba Dão", de Rui Guilherme de Oliveira Ferraz, e a tese de doutoramento "Árvores Monumentais de Portugal: da compreensão pública a uma literacia científica", de Ana Raquel Fernandes Pires Lopes.

Este concurso visa "valorizar o conhecimento gerado no seio da comunidade científica sobre a atividade turística" e "aproximar das empresas do setor do turismo e de todos os interessados em desenvolver projetos de empreendedorismo turístico", justificou o Turismo Centro de Portugal.

Os prémios dos dois concursos serão entregues durante o oitavo Fórum de Turismo Interno "Vê Portugal", que decorrerá de 6 a 9 de junho, em Tomar.

Leia Também: TikTok está a testar a integração de jogos na aplicação

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório