O objetivo da Google era vender cerca de 2,1 milhões de computadores Chromebook no ano passado. Segundo dados avançados pelo TeK, a esmagadora maioria das vendas (89%) ocorreram no mercado norte-americano, mas a empresa espera que se notem mais efeitos no mercado global.
A empresa de análise ABI Research estima que dentro de seis anos as vendas dos Chromebook vão atingir os 11 milhões de unidades. Um dos analistas referiu à PCWorld que os Chromebook são uma “força disruptiva no segmento dos computadores de pequenas dimensões”.
Comparativamente, a Apple vendeu 4,6 milhões de computadores Mac durante o mesmo ano, pelo que os números da Google ainda são residuais, já quem em 2013 foram comercializados mais de 300 milhões de PC desktop e portáteis.
Porém, a Google atravessa uma boa fase, registando um crescimento na venda de portáteis com o Chrome OS, enquanto o restante mercado dos computadores continua a cair.
A ABI Research estima que a Google tenha conseguido receitas médias de 338 dólares por equipamento no ano passado, ou seja, 247 euros.