Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

SoundCloud remove milhares de perfis e ficheiros de áudio extremistas

O serviço de 'streaming' de música SoundCloud e a Europol removeram cerca de 1.100 perfis e ficheiros áudio extremistas, numa operação que envolveu vários países, incluindo Portugal, anunciou hoje a agência europeia de coordenação policial.

SoundCloud remove milhares de perfis e ficheiros de áudio extremistas
Notícias ao Minuto

13:52 - 20/05/22 por Lusa

Tech Soundcloud

A Europol disse que as autoridades policiais da Dinamarca, Alemanha, Hungria, Portugal, Espanha e Reino Unido, juntamente com o Centro Europeu contra o Terrorismo (ECTC), detetaram e ajudaram a empresa SoundCloud a localizar propaganda jihadista e terrorista de extrema-direita carregada ilegalmente no 'site'.

Os conteúdos detetados como ilegais incluíam cânticos jihadistas em várias línguas e ficheiros de áudio a promover grupos violentos e de extrema-direita, com o objetivo de conquistar seguidores.

Alguns destes materiais tinham contabilizado vários milhares de visualizações e fluxos áudio.

"Cerca de 1.100 perfis e ficheiros áudio avaliados como ilegais foram assinalados no SoundCloud. Na sequência da revisão, o SoundCloud removeu os ficheiros detetados por serem considerados como estando em violação dos seus termos e condições", disse a Europol, citada pela agência espanhola EFE.

A ação em grande escala teve lugar entre 05 e 13 de maio, e foi lançada pelo Departamento Federal de Polícia Criminal da Alemanha e pela Unidade de Consulta da Internet da União Europeia (EUIRU) do ECTC.

Esta ação faz parte de uma parceria público-privada em curso entre a SoundCloud, as autoridades policiais europeias e a agência Europol para "combater os abusos terroristas na Internet, prevenir a radicalização 'online' e salvaguardar os direitos fundamentais".

Leia Também: Spotify desvendou espaço virtual dentro da plataforma Roblox

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório