Ucrânia. Twitter eleva luta contra manipulação da informação

O Twitter elevou a sua luta contra a manipulação da informação com uma nova política que incide sobre mensagens que espalhem histórias falsas e potencialmente perigosas.

Twitter disponibiliza rival do Clubhouse para mais utilizadores

© Shutterstock

Lusa
19/05/2022 23:32 ‧ 19/05/2022 por Lusa

Tech

Ucrânia/Rússia

A alteração resulta de um esforço mais amplo para promover informação correta em tempo de conflitos ou crises.

A partir de quinta-feira, a plataforma vai deixar de recomendar ou realçar automaticamente mensagens com informações falsas sobre a invasão russa da Ucrânia, incluindo material com descrições incorretas das condições nas zonas de conflito ou com alegações falsas de crimes de guerra ou atrocidades contra civis.

Sob a sua nova 'política sobre manipulação de informação em situações de crise', a Twitter vai passar a incluir avisos para desmentir afirmações incorretas sobre crises humanitárias em curso, adiantou a empresa, baseada em San Francisco.

Os utilizadores da rede social vão ser incapazes de exprimir o seu agrado, redistribuir ou responder às mensagens que violem as novas regras.

Estas mudanças tornam a Twitter a última plataforma social a lidar com a manipulação de informação, a propaganda e os rumores que proliferaram desde que a Federação Russa invadiu a Ucrânia, no final de fevereiro.

Aquela manipulação de informação vai desde os rumores espalhados por utilizadores bem-intencionados à propaganda do Kremlin amplificada pelos diplomatas russos ou contas falsas e redes ligadas aos serviços de informações russos.

Leia Também: Há mais três executivos de saída do Twitter

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas