Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Rede de fibra ótica vai abranger 70% do concelho de Penela até 2024

A rede de fibra ótica da Altice (serviço Meo) vai abranger 70% do concelho de Penela, no distrito de Coimbra, até ao final de 2024, foi hoje anunciado pelo município.

Rede de fibra ótica vai abranger 70% do concelho de Penela até 2024
Notícias ao Minuto

11:07 - 23/03/22 por Lusa

Tech Inovação

A operadora comprometeu-se também a instalar três novas estações base nas freguesias de Cumeeira e União de Freguesias de São Miguel, Santa Eufémia e Rabaçal, até 12 meses após licenciamento, "permitindo assim um substancial reforço da cobertura de voz e dados móveis naquelas áreas e envolventes", referiu a autarquia.

"O investimento em redes de comunicação de nova geração e a oferta de serviços baseados em redes de banda larga são cruciais para o desenvolvimento da economia local e para o aumento da competitividade do território", disse o presidente da Câmara de Penela.

Segundo Eduardo Santos, a expansão da rede de fibra ótica, o reforço da cobertura de rede móvel no concelho de Penela e o aumento da área de cobertura neste território constitui "um marco relevante na estratégia delineada pelo executivo".

A intervenção da Altice será efetuada no âmbito de um protocolo de cooperação com o município de Penela, que será assinado na quinta-feira.

Dentro desta parceria, será ainda possível a utilização recíproca das condutas instaladas no concelho de cada uma das entidades, evitando a duplicação de infraestruturas e reduzindo assim o volume de intervenções no subsolo.

O município de Penela pretende ainda garantir "uma maior eficiência e menores custos no desenvolvimento de projetos de interligação em fibra ótica dos edifícios municipais".

Leia Também: Universidade de Coimbra quer promover empreendedorismo tecnológico

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório