Meteorologia

  • 28 MAIO 2022
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

Bola de fogo observada no céu no leste da Península Ibérica a 90 mil km/h

Uma bola de fogo percorreu a 90 mil quilómetros por hora, na manhã desta quarta-feira, o céu no leste da Península Ibérica, divulgaram os responsáveis do projeto SMART, do Instituto de Astrofísica da Andaluzia (IAA-CSIC).

Bola de fogo observada no céu no leste da Península Ibérica a 90 mil km/h
Notícias ao Minuto

22:15 - 19/01/22 por Lusa

Tech Smart

Segundo a análise do investigador principal do projeto SMART, José María Madiedo, o evento registou-se às 07:11 [06:11 em Lisboa] desta quarta-feira.

Os observatórios de Sevilha e La Sagra e Sierra Nevada (Granada), Calar Alto (Almería) e La Hita (Toledo) detetaram a bola de fogo, noticia a agência EFE.

A entrada de um meteorito na atmosfera terrestre, a uma velocidade de cerca de 90 mil quilómetros por hora, resultou naquele fenómeno.

A rocha vinda do espaço, ao colidir com a atmosfera a uma velocidade enorme, ficou incandescente, gerando assim uma bola de fogo, que teve início a cerca de 93 quilómetros acima da província de Cuenca (Castela-Mancha).

A partir deste ponto, avançou em direção a leste e extinguiu-se a cerca de 51 quilómetros acima da cidade de Chelva, na província de Valência.

Os detetores do projeto SMART operam no âmbito da Rede Meteorológica e de Observação da Terra do Sudoeste da Europa (SWEMN), que visa monitorizar continuamente o céu, com o intuito de registar e estudar o impacto na atmosfera terrestre de rochas de diferentes objetos do Sistema Solar.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório