Meteorologia

  • 18 JANEIRO 2022
Tempo
MIN 5º MÁX 14º

Edição

Abuso online infantil aumentou em 2021, diz grupo de segurança

Responsável pelo Internet Watch Foundation diz que basta “uma boa conversa” entre pais e filhos para evitar situações de risco.

Abuso online infantil aumentou em 2021, diz grupo de segurança

O grupo de segurança online Internet Watch Foundation (IWF) diz ter havido um aumento de abuso sexual infantil no espaço digital em 2021, apontando para 361.000 casos - o resultado de mais tempo passado na Internet devido à pandemia de Covid-19.

A IWF diz que este é o maior número de casos que investigou desde que começou a monitorizar situações de abuso online há 15 anos. Este grupo adianta que as crianças entre os 7 e os 10 anos foram as vítimas mais vulneráveis. “As crianças estão a tornar-se alvos, são abordadas, treinadas e abusadas numa escala industrial”, declara a responsável pela IWF, Susie Hargreaves.

Hargreaves aponta ainda que este abuso sexual acontece muitas vezes nos quartos das crianças, com os pais sem ter qualquer conhecimento do que está a acontecer e do contacto que os filhos estão a ter com estranhos através da Internet

“Os dispositivos podem ser uma porta aberta para a vossa casa e as crianças podem ser especialmente vulneráveis em serem atraídas para estas armadilhas de predadores”, avisou Hargreaves de acordo com a SkyNews.

A responsável pelo IWF adiantou ainda que muitas vezes basta “uma boa conversa” entre pais e filhos para evitar situações de risco. “Os pais têm de ser apoiados em saber como abordar o tópico com as suas crianças e dar-lhes confiança a apontar comportamento impróprio quando o detetam”, aconselhou Hargreaves.

Leia Também: Apple removeu da App Store alguns 'clones' do Wordle

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório