Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Milionários no Espaço, Facebook e Elon Musk. Os temas que marcaram 2021

O ano começou com a chegada de um novo rover a Marte e o verão foi abalado por um escândalo de assédio sexual numa das maiores empresas da indústria dos videojogos. Além disso, uma ex-trabalhadora do Facebook divulgou documentos internos da tecnológica e as NFTs saltaram para o ‘mainstream’, ameaçando tornar-se uma das maiores tendências do próximo ano.

Milionários no Espaço, Facebook e Elon Musk. Os temas que marcaram 2021

Ainda marcado pela pandemia de Covid-19 e pela escassez de componentes eletrónicos, o mundo da tecnologia teve, em 2021, uma série de tendências que poderão marcar os próximos anos.

Começando pela polémica suspensão do ex-presidente dos EUA Donald Trump das redes sociais e pela chegada do Perseverance a Marte, o ano também será lembrado pelos primeiros voos comerciais até ao Espaço da Blue Origin (de Jeff Bezos) e da Virgin Galactic (de Richard Branson) - tornando-se assim os maiores rivais da SpaceX de Elon Musk.

Falando no empresário, Musk continuou a ser um nome incontornável no mundo da tecnologia. Além de todo o trabalho enquanto fundador e líder da Tesla e da SpaceX, Musk continuou a amealhar fortuna e tornou-se em 2021 a pessoa mais rica do mundo. A influência do multimilionário valeu-lhe a distinção de personalidade do ano da revista Time, com o mercado de criptomoedas a ficar também altamente suscetível às movimentações de Elon Musk.

O Facebook, que tantas polémicas tem alimentado nos últimos anos, continuou nas ‘bocas do mundo’. Desta vez devido à ex-trabalhadora e ‘whistleblower’ Frances Haugen - que partilhou documentos internos da empresa e desvendou assim algumas das práticas correntes da gigante tecnológica liderada por Mark Zuckerberg.

Foi um ano onde tiveram lugar os mais diversos acontecimentos e que o convidamos a recordar abaixo, onde poderá encontrar os temas que mais marcaram e dominaram as atenções em 2021.

Notícias ao Minuto© Reuters  

Janeiro

O início do ano de 2021 será sempre lembrado pela invasão do Capitólio dos EUA, logo no dia 6 de janeiro. Galvanizados pelas declarações nas redes sociais do ex-presidente dos EUA, os apoiantes de Donald Trump irromperam pela escadaria do Capitólio enquanto o mundo assistia (impávido) pelas televisões. O resultado foi a suspensão de Trump das principais redes sociais onde estava inscrito, nomeadamente no Twitter, no Facebook e no YouTube. A situação deu azo a uma série de discussões sobre a legitimidade das plataformas em ‘silenciarem’ o ex-Presidente dos EUA, conversas estas que se estenderam pelo resto de 2021

Quase ao mesmo tempo, o fundador e líder da Tesla e da SpaceX, Elon Musk, ultrapassou o fundador e CEO da Amazon, Jeff Bezos, na lista das personalidades mais ricas do mundo. Ainda que o primeiro lugar do pódio tenha alternado várias vezes ao longo do ano, esta foi a primeira vez que Musk quebrou esta ‘barreira’.

Notícias ao Minuto© Twitter NASA  

Fevereiro

Foi em fevereiro que a NASA conseguiu pousar mais um rover em Marte. Em 2021 foi a vez do Perseverance, um rover que proporcionará uma série de novos dados e fotografias sobre o ‘Planeta Vermelho’.

No entanto, a missão Perseverance não foi somente responsável por fazer chegar a Marte um novo rover. A acompanhar esteve o Ingenuity, um helicóptero com que a NASA pretendia realizar o primeiro voo no planeta e que acabou por ser bem-sucedido.

O ano de 2021 também acaba por ficar marcado pela continuação da escassez de componentes a nível global. Foram várias as empresa que admitiram alterar as respetivas operações para lidar com o problema, sendo que um dos produtos mais afetados acabou por ser a PlayStation 5.

A consola de nova geração da Sony, lançada na reta final de 2020, continuou a ser difícil de encontrar por todos os interessados e um dos equipamentos mais procurados pelos aficionados de videojogos. A empresa japonesa chegou mesmo a apontar a crise de componentes como o motivo mas, ainda assim, a consola conseguiu bater todas as expetativas no que diz respeito a vendas.

Notícias ao Minuto© Netflix  

Março

A SpaceX realizou vários testes ao seu novo foguetão Starship ao longo do ano e, como parte deste processo, tivemos a oportunidade de ver uma aparatosa explosão do protótipo SN10. Não fosse suficiente, a empresa usou o robot Spot da Boston Dynamics para analisar os destroços. Um detalhe curioso que acabou por captar grande parte das atenções.

Os membros da Netflix em Portugal tiveram motivos para se encher de orgulho com o anúncio da primeira produção portuguesa no serviço de streaming. Trata-se de ‘Glória’, série passada nos anos 1960 e que foi amplamente elogiada pela qualidade da produção.

Ainda que ‘Glória’ só tenha estreado no início de novembro, foi em março que os interessados conseguiram ver as primeiras imagens da série e dos atores que interpretaram as personagens.

Notícias ao Minuto© NASA  

Abril

As condições laborais dos trabalhadores da Amazon continuaram a ser alvo de polémica em 2021. Depois de múltiplos rumores sobre a situação, a gigante de comércio eletrónico admitiu haver situações em que alguns trabalhadores têm de recorrer a garrafas de água para conseguirem urinar durante os turnos.

A polémica ‘estalou’ quando a Amazon se viu envolvida numa discussão através do Twitter com um congressista norte-americano, o que acabou por obrigar a empresa a fazer um pedido público de desculpas.

Lembra-se do Ingenuity? O helicóptero levado para Marte pela missão Perseverance realizou em abril o seu primeiro voo. Os engenheiros da NASA tiveram mais ocasiões para celebrarem ao longo do ano, dado que o Ingenuity realizou até ao momento um total de 18 voos no ‘Planeta Vermelho’.

Notícias ao Minuto© Getty Images  

Maio

Enquanto as criptomoedas continuaram a ser alvo de discussão, em 2021 o mundo assistiu ao aparecimento das NFTs. Estes tokens não fungíveis possíveis graças à ‘blockchain’ e permitem aos detentores de um bem digital comprovarem que são os seus legítimos donos, sendo portanto uma tecnologia útil no que diz respeito a combate fraudes.

No entanto, foi em maio com a venda do icónico vídeo “David After Dentist” do YouTube como NFT que o mundo ‘despertou’ para esta realidade. Os responsáveis pelo vídeo conseguiram vendê-lo pelo valor equivalente a 9,4 mil euros, o que levou a mais autores de vídeos virais a venderem-nos sob forma de NFTs

O mês de maio também ficou marcado pela separação de Bill e de Melinda Gates. O casal, junto desde 1994, decidiu anunciar o fim da relação este ano mas, alegadamente, as cvonversações já estariam em andamento desde as notícias da proximidade de Bill Gates de Jeffrey Epstein (condenado por abuso sexual).

Apesar da separação, o casal Gates garante que continuará a trabalhar em conjunto na sua fundação e nas respetivas ações humanitárias.

Notícias ao Minuto© Shutterstock  

Junho

O avanço da campanha de vacinação em Portugal levou a uma ‘corrida’ aos certificados de vacinação, algo que acabou por ser muito mais fácil com a aplicação SNS24. Foi em junho que a maioria dos portugueses ficou mais interessado em saber como usar a aplicação, resultando também num dos artigos mais lidos deste mês.

O final do primeiro semestre de 2021 representou também uma nova ‘era’ na história da Huawei. Depois de se ver impedida de aceder aos serviços da Google, foi em junho que surgiu a imagem do primeiro telemóvel da Huawei com o sistema operativo Harmony OS, desenvolvido pela própria empresa.

Ainda que seja um sinal da força da Huawei, a empresa continua a passar dificuldades no ocidente no que diz respeito ao mercado de telemóveis e assistiu a uma queda acentuada no ‘ranking’ das marcas mais vendidas em todo o mundo.

Notícias ao Minuto© YouTube / Blue Origin  

Julho

A SpaceX foi durante algum tempo uma das empresas privadas mais conotadas com a exploração espacial. No entanto, a Virgin Galactic de Richard Branson e a Blue Origin de Jeff Bezos realizaram em julho os seus primeiros voos de missões comerciais - permitindo aos acompanhantes desfrutarem de gravidade zero e de uma perspetiva única do nosso planeta.

Além das idas ao Espaço de dois milionários, o verão foi ‘abalado’ pelo escândalo na Activision Blizzard - um dos nomes mais conhecidos da indústria dos videojogos que foi processada pelo estado da Califórnia, nos EUA, devido ao ambiente tóxico e assédio sexual dentro da empresa.

Depois de comunicados que ‘atearam’ ainda mais a indignação dos trabalhadores e dos fãs, vários executivos e produtores acabaram por sair da Activision Blizzard. Por outro lado, o CEO Bobby Kotick continua na empresa e mais contestado do que nunca, sendo claramente um processo que continuará dar muito que falar em 2022.

Notícias ao Minuto© Tesla  

Agosto

A Tesla é conhecida sobretudo pelos seus carros elétricos e, além de lançar na Europa o Model Y, a empresa também deu que falar em agosto com a revelação de que se encontra a trabalhar num robot humanóide equipado com Inteligência Artificial (IA).

O fundador e CEO da empresa, Elon Musk, explicou que o objetivo deste robot é “eliminar tarefas perigosas, repetitivas e aborrecidas” e garante que será “amigável para navegar por um mundo criado para humanos”.

A Tesla adianta que apresentará em 2022 o primeiro protótipo.

Notícias ao Minuto© David Levenson/Getty Images  

Setembro

Além da Tesla, a SpaceX continuou a ser uma das empresas incontornáveis da exploração espacial. Além desta área onde colabora com algumas das agências espaciais mais importantes do mundo, a SpaceX também lançou a missão comercial Inspiration4 em setembro e levou Jeff Bezos (da Blue Origin) a colocar de parte a rivalidade e a dar os parabéns a Musk.

Infelizmente, foi também neste mês que faleceu Clive Sinclair, o inventor do ZX Spectrum e pioneiro que ajudou a popularizar o computador doméstico. Ao mesmo tempo, foi esta invenção de Sinclair que ajudou a criar impulsionar os videojogos enquanto entretenimento e motivo pelo qual a sua morte foi chorada um pouco por todo o mundo.

Notícias ao Minuto© Netflix  

Outubro

Entre o final de setembro e início de outubro teve lugar o fenómeno de ‘Squid Game’. A série sul-coreana tornou-se uma das mais vistas da Netflix e, entre toda esta popularidade, ganhou significado político do qual o criador Hwang Dong-hyuk não se afastou.

O poder dos multimilionários, as desigualdades sociais resultantes da sociedade capitalista estão entre os temas dominantes de ‘Squid Game’ e geraram uma grande dose de discussão um pouco por todo o mundo.

Entretanto, o fundador e CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, decidiu ‘inspirar-se’ na Google e criou a sua própria Alphabet. Foi então criada a Meta, uma empresa que passa então a gerir o Facebook, o Instagram, o WhatsApp, o Messenger e a Oculus e que representa o foco da empresa no metaverso.

Apesar da ambição inerente deste nome, foram várias as piadas partilhadas pela Internet a propósito deste nome. Além disso, a empresa também foi acusada de se tentar esquivar das polémicas de que foi alvo nesta reta final do ano.

Notícias ao Minuto© Eóin Noonan/Sportsfile for Web Summit via Getty Images  

Novembro

Pois bem, estas polémicas foram resultado do trabalho da ‘whistleblower’ Frances Haugen. Outrora trabalhadora do Facebook, Haugen decidiu vir a público e revelar documentos internos sobre o funcionamento da tecnológica.

Haugen esteve presente na edição deste ano da Web Summit, onde falou sobre os motivos que a levaram a vir a público com a nova informação e a esperança que tem para que o Facebook venha a mudar e corrigir os seus maiores problemas.

O mês de novembro também foi ‘palco’ de uma conversa pública entre Elon Musk e o diretor do World Food Programme (WFP), David Beasley, sobre o montante que seria necessário para acabar com a fome no mundo.

O responsável pelo WFP desafiou publicamente o empresário para ajudar a resolver o problema, com Musk a indicar que estaria aberto doar uma soma avultada de fundos caso fosse apresentada uma proposta transparente de como esse objetivo seria cumprido.

Notícias ao Minuto© Getty Images  

Dezembro

Quase inevitavelmente, Elon Musk acabou por ser eleito como personalidade do ano pela revista Time. O empresário multimilionário é (e provavelmente continuará a ser) uma personalidade incontornável e que provocará sempre opiniões antagónicas, sendo no entanto indiscutível o seu papel enquanto impulsionador do mercado de carros elétricos e um inovador no que diz respeito ao processo de lançamento de foguetões.

A exploração do Espaço acabou por ser um dos temas que encerrou 2021, com o lançamento muito esperado de um novo telescópio espacial - o James Webb. O sucessor do Hubble estava a ser planeado e desenvolvido há décadas e, depois de múltiplos atrasos, acabou por ser lançado no dia 25 de dezembro.

O processo de preparação do James Webb ainda está em andamento mas, caso seja completado com sucesso, permitirá aos investigadores e astrónomos de todo o mundo terem acesso a dados mais precisos sobre o Espaço profundo.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório