Meteorologia

  • 02 AGOSTO 2021
Tempo
24º
MIN 18º MÁX 28º

Edição

Milionário no Espaço. Missão tripulada da Blue Origin foi um sucesso

O fundador da Amazon segue a bordo do foguetão New Shepard na companhia do irmão, Mark Bezos, do jovem holandês Oliver Daemen, de 18 anos, da ex-piloto norte-americana Wally Funk, de 82 anos.

A Blue Origin completou com sucesso esta terça-feira, dia 20, o lançamento do seu foguetão New Shepard e da sua primeira missão tripulado. A bordo seguem o fundador da empresa (e da Amazon) Jeff Bezos e o irmão Mark, assim como Oliver Daemen, de 18 anos, e a ex-piloto norte-americana Wally Funk, com 82 anos.

O objetivo desta missão é atingir uma altitude de 106 quilómetros, o suficiente para os tripulantes do New Shepard desfrutarem de um ambiente de gravidade zero durante um período de 3/4 minutos. Além da descolagem, a Blue Origin também tem o objetivo de aterrar o foguetão, o qual será reutilizado em futuras missões - reduzindo assim o custo da operação.

É depois da aterragem do foguetão que a cápsula com a tripulação regressará à Terra e devolverá os ocupantes a terra firme, concluindo com sucesso o que se espera ser uma missão bem-sucedida.

Notícias ao Minuto© YouTube / Blue Origin  

Passava pouco depois das 14:00 (hora de Lisboa) quando a tripulação no interior do New Shepard ficou a saber que as condições estavam reunidas para a descolagem. A descolagem ocorreu pouco mais de 10 minutos depois, com a aterragem do foguetão a também ter sido bem-sucedida enquanto a cápsula continuou a ganhar altitude.

Foi pouco depois que a cápsula começou a descer em direção à Terra, perdendo altitude com suavidade até pousar, por fim, no solo em segurança. Os tripulantes da cápsula ainda tiveram de esperar alguns momentos para que pudessem sair mas, quando receberam 'luz verde' para sair para terra firme, foram recebidos por familiares e amigos.

"Foi o meu melhor dia", exclamou Bezos, ainda no interior da cápsula, depois de aterrar, o magnata norte-americano.

Além de servir como voo inaugural da Blue Origin - com o fundador da empresa a demonstrar a segurança do foguetão - esta missão também serviu para Oliver Daemen e Wally Funk desfrutarem de gravidade zero, respetivamente os tripulantes mais jovem e mais velho a participarem numa missão deste tipo. 

O primeiro voo tripulado da Blue Origin aconteceu no dia em que se completam 52 anos sobre a chegada dos americanos, e dos dois primeiros humanos, à superfície da Lua.

Na galeria acima pode ver algumas imagens desta missão da Blue Origin e, abaixo, revê-la em vídeo.

[Notícia em atualização]

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório