Um grupo de investigadores da Universidade de Glasgow, na Escócia, criaram um dispositivo que será certamente visto com grande utilidade por parte de todos os donos de cães.
O dispositivo em questão é conhecido como “Dog Phone” e permite ao cão iniciar uma chamada de vídeo com o dono, consistindo simples numa bola equipada com um sensor. Basta ao cão mexer na bola, para ser iniciada uma chamada, sendo que a chamada também pode ser iniciada pelo dono mas, nesse caso, a bola também deve ser mexida para a chamada ser atendida.
De acordo com o Digital Trends, a responsável pela investigação, Ilyena Hirskyj-Douglas, tem experiência em criar este tipo de dispositivos e nota que o “Dog Phone” surgiu da necessidade de saber o estado do seu cão - de nome Zack - sempre que não estava em casa.
“Penso que muitos destes dispositivos são muito importantes para dar escolhas e opções aos cães para fazerem coisas por motivos de enriquecimento”, notou Hirskyj-Douglas.
A investigadora nota que “inicialmente foi muito entusiasmante” receber chamadas de Zack, notando todavia que, no final do período de testes, surgiu uma “maior ansiedade” sempre que o cão não fazia qualquer chamada.
De momento não parece haver planos para comercializar o “Dog Phone” mas, seja como for, será uma forma interessante de investigar como os humanos podem comunicar com os respetivos animais de estimação.
Leia Também: Coimbra. Casa que gira em função do sol vale prémio a arquiteto