Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

"Ir ao espaço foi mais mágico do que alguma vez imaginei"

Milionário Richard Branson realizou este domingo "a experiência de uma vida".

"Ir ao espaço foi mais mágico do que alguma vez imaginei"
Notícias ao Minuto

19:30 - 11/07/21 por Notícias ao Minuto

Tech Espaço

Seis pessoas, incluindo o empresário Richard Branson, realizaram este domingo, com sucesso, a sua primeira viagem ao espaço a bordo do avião VSS Unity, que descolou e aterrou com sucesso da base SpacePort America, no deserto do Novo México, nos Estados Unidos. 

Já com os pés assentes na Terra, o milionário que 'conquistou' o espaço descreveu o momento como a "experiência de uma vida", esperando que este passo represente o início de uma era de turismo espacial. 

"Sonho com este momento desde criança, mas ir ao espaço foi mais mágico do que alguma vez imaginei",  escreveu Branson numa publicação feita no Twitter. "Bem-vindos ao início de uma nova era espacial", lê-se num outro tweet. 

Numa declaração feita depois da viagem ao espaço, transmitida em direto no YouTube, o fundador da Virgin agradeceu à equipa pelos 17 anos de "trabalho árduo que nos permitiram chegar aqui". 

Após hora e meia de atraso devido às condições meteorológicas, o avião espacial da Virgin descolou perto das 8h40 (15h40 em Lisboa), com cinco funcionários da companhia aérea e o respetivo fundador, o empresário e filantropo britânico Richard Branson.

O VSS Unity está assente numa aeronave de fuselagem dupla e desprendeu-se da nave-mãe a uma altitude de oito milhas (13 quilómetros), disparando o seu motor de foguete e perfurando a borda entre a atmosfera e o espaço a 55 milhas (88 quilómetros), para garantir uma sensação de microgravidade e uma vista privilegiada sobre o planeta.

Depois de cerca de quatro minutos acima da superfície terrestre, onde a tripulação alcançou a gravidade zero, o avião espacial começou a viagem de regresso e culminou uma viagem histórica na base SpacePort América cerca das 09:40 (16:40 em Lisboa).

"É um lindo dia para ir para o espaço", escreveu na rede social Twitter Richard Branson, de 70 anos, que viveu a aventura mais ousada face ao desejo antigo de voar no espaço, publicando ainda uma foto com o colega bilionário e rival do turismo espacial Elon Musk.

O fundador da Virgin esteve para não realizar este voo até ao final do verão, mas trocou de ideias assim que o bilionário Jeff Bezos, fundador da gigante tecnológica Amazon, programou embarcar na primeira viagem ao espaço da Blue Origin em 20 de julho, coincidindo com o 52.º aniversário da chegada de Neil Armstrong e Buzz Aldrin à Lua.

O lançamento do foguetão VSS Unity foi, para a empresa, a quarta missão tripulada além da atmosfera terrestre, mas a primeira com passageiros, pretendendo aumentar a confiança no negócio de turismo espacial da Virgin, determinada a começar as viagens comerciais em 2022.

A companhia foi autorizada pelo regulador de segurança aérea dos Estados Unidos a levar pessoas ao espaço numa viagem curta, para cima e para baixo, ao invés dos voos tradicionais, em que os astronautas circulam pela Terra e flutuam no espaço por dias. 

Leia Também: Histórico. Branson já aterrou depois de viagem ao espaço bem sucedida

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório