Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Painel de 'Loki’: "Tivemos manjericos e bando de Fernandos Pessoas"

‘Loki’ já estreou no Disney+ e terá direito a um total de seis episódios.

Painel de 'Loki’: "Tivemos manjericos e bando de Fernandos Pessoas"

A mais recente série da Marvel, ‘Loki’, estreou esta quarta-feira, dia 9, no Disney+. A série tem o titular Loki como protagonista e permitirá aos fãs do Universo Cinematográfico da Marvel saber o que aconteceu ao carismático vilão depois dos acontecimentos de ‘Vingadores: Endgame’.

Foi para celebrar a chegada de ‘Loki’ ao serviço de streaming que a Disney decidiu criar uma iniciativa muito especial com a Fábrica de Cerâmica da Viúva Lamego, nomeadamente um painel de azulejos para celebrar o protagonista da série. 

Na altura tivemos a oportunidade de conhecer o projeto durante a fase de desenvolvimento e até falar com o Diretor Comercial da Viúva Lamego, Miguel Almeida Mendes. No entanto, faltou ainda ter as impressões da iniciativa do autor do painel, o ilustrador João Lemos, de forma a perceber como foi o processo criativo por detrás do projeto.

Enviámos então algumas perguntas (por via de e-mail) a João Lemos, que prontamente explicou como foi colaborar com a Disney neste painel sobre a série ‘Loki’. Além disso, o ilustrador revelou ainda que, numa fase inicial, chegou a considerar outros elementos alusivos à cidade de Lisboa.

Abaixo pode encontrar as impressões de João Lemos sobre o processo criativo que levaram ao painel de azulejos, assim como o resultado final que poderá ver ao vivo na estação de metro do Marquês.

Notícias ao Minuto© Disney  

Como foi trabalhar com a Disney neste projeto? Como foi feito o convite?

O convite surgiu depois de ter feito um cartaz promocional para a estreia recente de ‘O Falcão e o Soldado do Inverno’. A ideia é representar o Loki mais icónico do Universo Cinematográfico da Marvel e a sua transformação nesta série mas num remix do painel tradicional de azulejaria portuguesa.

O Loki mitológico e da banda desenhada é uma figura que me fascina desde miúdo. A ideia de o poder desenhar e vê-lo passar pelas mãos super talentosas do estúdio da Viúva Lamego pareceu-me cheia de potencial e embarquei imediatamente.

Do ponto de vista criativo, como foi abraçar este projeto? Teve algumas dúvidas?

O exercício permanente foi o de manter um equilíbrio entre as várias referências que queríamos evocar. Por um lado tínhamos as referências à mitologia nórdica (da qual o Universo Marvel tem a sua própria versão simplificada) e por outro as referências a Lisboa. O design passou por várias permutações, em que vários elementos de ambos os mundos foram testados.

O painel tem alguns elementos alusivos à cidade de Lisboa? Porquê esta decisão criativa? Como escolheu os elementos que se adequavam mais à série Loki?

As referências a Lisboa faziam parte do conceito original. Chegámos a ter um pouco de tudo, de eléctricos a manjericos, passando por um bando caótico de Fernandos Pessoas. No final, as Sete Colinas e a Barca de São Vicente tornaram-se os principais ícones da capital, mas estão lá outros à espera de serem identificados pelos observadores mais atentos.

A atenção ao detalhe será também recompensada no que se refere aos elementos alusivos tanto aos filmes passados do Universo Marvel como da nova série.

Leia Também: Loki "é despojado de tudo o que lhe é familiar" na nova série Marvel

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório