Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

'Loki' do Disney+ inspirou painel de azulejos. Fomos conhecer o projeto

A ilustração de João Lemos está atualmente a ganhar ‘vida’ na icónica Fábrica de Cerâmica da Viúva Lamego. O painel poderá ser visto por todos os utilizadores da estação de metro do Marquês no dia de estreia da série.

Depois de ‘Wandavision’ e ‘O Falcão e o Soldado do Inverno’, os fãs da Marvel poderão assistir em breve a ‘Loki’ no Disney+. Como o nome indica, esta série será focada na conhecida personagem do Universo Cinematográfico da Marvel e irmão de Thor interpretado por Tom Hiddleston.

Foi para marcar a chegada desta muito aguardada série que a Disney decidiu criar uma iniciativa muito especial, recorrendo à ajuda do ilustrador João Lemos e da centenária Fábrica de Cerâmica da Viúva Lamego.

A iniciativa tomará a forma de um painel composto por 735 azulejos com 5 metros de comprimento e 3 metros de altura. Este painel, com ilustração original de João Lemos, conta com alusões à cidade de Lisboa e será certamente merecedor da atenção de todos os que o admirarem enquanto ficar exposto na saída de metro do Marquês, a partir do dia 9 de junho.

Uma vez completa a ilustração, o trabalho de materializar a visão de João Lemos coube à icónica Viúva Lamego. Quando o Notícias ao Minuto visitou a fábrica da empresa (perto de Sintra), os trabalhos prosseguiam a bom ritmo e já era possível vislumbrar um pouco do que seria a versão final deste painel. Na galeria acima pode ver algumas das fotografias do painel durante esta fase de desenvolvimento.

Foi durante esta visita que tivemos a oportunidade de falar com o Diretor Comercial da Viúva Lamego, Miguel Almeida Mendes, sobre este projeto e o que representa - não só para uma empresa centenária como também para a cidade de Lisboa.

‘Loki’ estreia em exclusivo no Disney+ no dia 9 de junho mas, entretanto, pode ler abaixo algumas das considerações de Miguel Mendes sobre a iniciativa deste painel em conjunto com a Disney.

Notícias ao Minuto© Disney  

Como foi a abordagem da Disney para a Viúva Lamego criar este painel? Qual foi o maior desafio?

O grande desafio foi encontrar um desenho que fosse executável no tempo disponível que tínhamos na técnica tradicional de pintura de azulejo. Portanto, adaptar o desenho às exigências do projeto.

Este tipo de projeto enquadra-se na capital portuguesa?

Lisboa está muito bem representada a nível de arte urbana e temos muito orgulho em termos sido escolhidos pela Disney para recriar neste painel uma personagem tão icónica da Marvel como o Loki, que se enquadra neste rejuvenescimento de Lisboa.

Temos vindo a verificar toda uma restauração da cidade de Lisboa e uma adaptação aos novos tempos. É muito engraçado poder trabalhar com técnicas ancestrais mas com desenhos muitos modernos e contemporâneos. Faz todo o sentido para nós.

Esta parceria, assim como o projeto, também pode cativar a atenção do público mais jovem...

Sem dúvida nenhuma. É uma parte muito importante - e foi uma das razões que mais nos agradou - deste desafio da Disney, precisamente poder mostrar às gerações mais novas que a azulejaria tradicional portuguesa se adapta a qualquer conteúdo, e não apenas aos padrões mais clássicos a que estávamos habituados.

Tem sido feito um grande esforço nesse sentido. Trabalhamos com alguns artistas urbanos mais importantes da nova geração e este desafio da Disney enquadra-se plenamente nesse espírito e nessa missão, que é transmitir este saber tão português para a próxima geração.

Leia Também: 'Loki' está a caminho do Disney+ e recebeu mais um trailer

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório