Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Facebook deixa de banir informações sobre origem humana da Covid-19

A mudança de política da rede social surge depois de um relatório dos serviços de informações norte-americanos ter revelado que pelo menos três cientistas de Wuhan terão adoecido em novembro de 2019.

Facebook deixa de banir informações sobre origem humana da Covid-19
Notícias ao Minuto

08:00 - 27/05/21 por Notícias ao Minuto

Tech Redes Sociais

O Facebook vai deixar de remover publicações que aleguem que a Covid-19 foi fabricada por humanos, anunciou a rede social na quarta-feira.

"À luz das investigações em curso sobre a origem da Covid-19 e em consulta com especialistas em saúde pública, deixaremos de remover a alegação de que o vírus teve origem humana", pode ler-se. "Continuamos a trabalhar com especialistas em saúde para acompanhar a evolução da natureza da pandemia e atualizar regularmente as nossas políticas à medida que novos factos e tendências surgirem."

A decisão surge depois de, ontem, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ter pedido aos serviços de informações norte-americanos para "redobrarem os esforços" para tentar explicar a origem do novo coronavírus e exigiu um relatório num prazo de 90 dias.

A teoria de que o novo coronavírus (SARS-CoV-2) pudesse ter saído de um laboratório chinês em Wuhan, onde o vírus foi detetado no final de 2019, foi afastada, em fevereiro passado, pela equipa internacional de peritos da Organização Mundial da Saúde (OMS) que esteve nesta cidade localizada na região centro da China.

A teoria voltou entretanto a estar no centro das atenções depois do jornal The Wall Street Journal ter publicado esta semana um relatório dos serviços de informações norte-americanos entregue ao Departamento de Estado, a que teve acesso, que revela que pelo menos três cientistas do Instituto de Virologia de Wuhan terão adoecido em novembro de 2019.

Este dado voltou a levantar a suspeita de que o SARS-CoV-2 possa ter escapado deste laboratório.

Recorde-se que desde o ano passado que o Facebook eliminou ou etiquetou com mensagens de advertência milhões de informações falsas sobre a pandemia. Exemplos disso são falsas curas ou métodos de prevenção, informações falsas com o objetivo de desencorajar o tratamento ou sobre a transmissão e prevenção da doença, entre outros.

Leia Também: EUA pedem investigação "transparente" sobre origem da Covid-19

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório