Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Finlândia acusa 'hackers' ligados à China de ataque a Parlamento

Os serviços de inteligência finlandeses identificaram hoje um grupo de 'hackers' associado ao governo chinês como responsável por um ciberataque contra o Parlamento nacional no outono de 2020.

Finlândia acusa 'hackers' ligados à China de ataque a Parlamento
Notícias ao Minuto

16:46 - 19/03/21 por Lusa

Tech Finlândia

De acordo com o serviço de inteligência Supo, o ataque foi cometido por um grupo designado pela sigla "APT31" pela empresa de cibersegurança norte-americana FireEye, que é referência no assunto.

O Parlamento finlandês anunciou em dezembro que havia sido alvo de um ataque numa data que permaneceu confidencial "durante o outono", descrita como uma "grave ameaça à democracia e sociedade finlandesa".

Segundo a Supo, esta "operação de ciberespionagem" foi "efetuada por um Estado" e segundo as suas informações, "o grupo APT31 é o responsável pelo ataque.

Segundo o FireEye, o APT31 está focado em "obter informações que podem fornecer benefícios políticos, económicos e militares para o governo chinês e empresas estatais".

"Temos a certeza da nossa conclusão, mas infelizmente não podemos comentar sobre a metodologia", afirmou hoje um porta-voz do Supo à agência francesa France-Presse.

O serviço finlandês recusou comentar especificamente as informações visadas pelo ataque, enfatizando que a investigação está ainda em andamento.

"Podemos dizer que a operação visava o coração do processo de decisão finlandês e é considerado um assunto muito sério", sublinhou o porta-voz.

Leia Também: Parlamento norueguês alvo de novo ataque informático

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório