Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Facebook, Apple e Google podem vir a ter que pagar pela Wikipedia

A Wikimedia Foundation pretende obrigar as grandes tecnológicas a pagarem por acesso à informação que armazena.

Facebook, Apple e Google podem vir a ter que pagar pela Wikipedia

A Wikimedia Foundation tem o objetivo de continuar disponibilizar a informação contida na Wikipedia, permitindo que os utilizadores comuns consigam aceder a informação sem terem de pagar por isso. Porém, isso não significa que a organização sem fins lucrativos pretenda dar o mesmo benefício a empresas tecnológicas.

De acordo com a Wired, a Wikimedia Foundation pretende providenciar ferramentas e serviços pagos a gigantes tecnológicas - como o Facebook, a Apple, a Google ou a Amazon - que queiram aceder à informação contida na Wikipedia. De recordar que estas empresas fazem uso da informação na Wikipedia para responder rapidamente às perguntas colocadas pelos utilizadores nos respetivos motores de busca e assistentes digitais.

De notar no entanto que, com estas ferramentas e serviços pagos, a Wikimedia Foundation pretende oferecer apoio ao cliente e compatibilidade com atualizações de informação em tempo real.

Já estão em andamento as negociações entre a Wikimedia Foundation e as quatro gigantes tecnológicas mencionadas. Acredita-se que as diferentes partes chegarão a um acordo em breve, com uma previsão de notícias para julho.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório