Meteorologia

  • 09 MAIO 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 26º

Transparência dos rankings das plataformas digitais: Emitidas orientações

A Comissão Europeia publicou hoje um conjunto de orientações com o objetivo de aumentar a transparência dos critérios de 'ranking' das plataformas digitais e tornar mais justas as condições de concorrência entre empresas na Internet.

Transparência dos rankings das plataformas digitais: Emitidas orientações
Notícias ao Minuto

13:00 - 07/12/20 por Lusa

Tech Comissão Europeia

Em nota de imprensa, o executivo comunitário frisa que "o 'ranking' dos algoritmos determina a visibilidade das páginas nos motores de pesquisa, o que tem um impacto crucial no sucesso de certos negócios".

Como tal, a Comissão prevê que as orientações ajudem as plataformas digitais a tornarem pública a "informação certa" para que os negócios consigam gerir e aumentar a sua visibilidade 'online', mas também certificar-se de que as plataformas estão a "agir de maneira justa" nos critérios que definem os seus 'rankings'.

Em comunicado, a vice-presidente executiva da Comissão Europeia para uma Europa Preparada para a Era Digital, Margrethe Vestager, sublinhou que as orientações hoje publicadas são o "último toque" para que as "grandes plataformas forneçam mais informação sobre a maneira como os seus algoritmos funcionam".

"Estas orientações estabelecem o padrão para a transparência dos algoritmos dos 'rankings' e irão aumentar a justiça na economia das plataformas digitais, que impulsiona a inovação e o bem-estar de milhões de europeus", sublinhou Vestager.

Também o comissário para o Mercado Interno, Thierry Breton, justificou a necessidade das orientações ao referir que "os negócios dependem cada vez mais de soluções digitais para conseguirem chegar aos clientes", tornando "a posição nos motores de pesquisa" uma questão de "tudo ou nada".

"Estas orientações irão aumentar a transparência e permitirão às empresas competirem de maneira justa 'online', dentro do mercado único europeu", referiu Breton em comunicado.

Segundo a Comissão, as orientações hoje publicadas não são legalmente vinculativas, mas servem de apoio para que as plataformas e os motores de pesquisa cumpram a "sua obrigação de transparência acerca do funcionamento" dos 'rankings'.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório