É esta terça-feira, dia 10, que arranca uma nova geração de consolas com o lançamento das novas plataformas da Microsoft: a Xbox Series X e a Xbox Series S. As novas consolas chegam quase sete anos depois da Xbox One mas, ao contrário do que aconteceu na geração passada, parecem estar melhor equipadas para combater a posição dominante da Sony no mercado das consolas caseiras.
Com dois modelos distintos no mercado, a Microsoft está melhor capacitada para agradar a diferentes consumidores. Com a Xbox Series S por 299 euros fica claro que a ‘porta de entrada’ na nova geração nunca foi tão acessível, enquanto que quem quiser uma edição mais completa da consola poderá escolher a Xbox Series X, disponível por 499 euros.
Mas quais são as diferenças entre estas duas versões? Pois bem, enquanto a Xbox Series S tem um disco SSD de 512GB, a Xbox Series X oferece um disco de SSD de 1TB. Além disso, a Xbox Series X suporta jogos em formato físico e digital, ao passo que a Xbox Serie S apenas permite desfrutar de jogos em formato digital.
Há também que dizer que, comprando a Xbox Series S, apenas será possível desfrutar de jogos a 1440p de resolução e 120fps, com a Xbox Series X a ser capaz de atingir os desejados 4K de resolução. É mais do que certto que a Xbox Series S ainda será capaz fazer ‘upscaling’ para garantir que os jogos ficam tão bonitos como era de esperar numa televisão 4K mas, ainda assim, pode não ser o mesmo para muitos.
A falta de jogos exclusivos tem sido um dos grandes temas de conversa em torno das novas Xbox Series, uma lacuna que é aos olhos de muitos jogadores fortemente compensada pelo Xbox Game Pass. Este serviço de subscrição oferece aos utilizadores uma vasta seleção de jogos por onde escolher, sendo alguns deles títulos de peso da marca Xbox como ‘Halo’, ‘Gears of War’, ‘Age of Empires’, ‘Ori’ e muitos mais.
Claro está, tanto a Xbox Series S como a Xbox Series X podem servir de centro de multimédia com praticamente todas as apps de serviços de streaming. Entre os disponíveis neste lançamento incluem-se a Netflix, a HBO, o Disney+, o Apple TV+, o Amazon Prime Video, o YouTube, o Twitch e ainda o Spotify.
Com tudo isto no lançamento é garantido que a Xbox Series só tem por onde crescer e que está dado o ponto de partida para mais uma geração de consolas, que se avizinha muito mais interessante para os jogadores.