Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

No regresso à escola, fale sobre o bullying online e offline

A empresa Wiko destaca que "quase 50% dos jovens já foi vítima de bullying online e offline". É, por isso, importante no regresso às aulas e à escola que fale com os mais novos sobre este tema e os perigos que representa.

No regresso à escola, fale sobre o bullying online e offline
Notícias ao Minuto

18:10 - 26/08/20 por Notícias Ao Minuto

Tech Wiko

A par dos manuais e do material escolar, há outras preocupações no regresso às aulas, entre elas o bullying. A Wiko lembra, em comunicado enviado ao Notícias ao Minuto que "48% dos jovens admitem já terem sido vítimas de bullying online e offline e, desses, 71% admitem ter-se sentido incomodados e perturbados pelas mensagens recebidas ou troca de palavras".

Por bullying, recorde-se, caracteriza-se o ato de insultar, humilhar e praticar violência psicológica de forma repetitiva e persistente, provocando intimidação e constrangimento, e o cyberbullying é igual mas através de dispositivos móveis. 

A pensar nesta questão tão importante e para ajudar os pais e os jovens, a empresa europeia de smartphones deixa-lhe cinco dicas, que prometem ajudá-lo.

Tenha uma conversa aberta sobre bullying e cyberbullying - Sente-se com o seu filho e seja claro sobre o que é o bullying e o cyberbullying, e o porquê de serem errados. Desta forma, "ao mesmo tempo que os encoraja a falar consigo caso algo esteja errado com eles ou alguém que conhecem, também lhes demonstra que é errado fazê-lo a terceiros".

Incentive-os a desconectarem-se - "Não há nada de errado em terem redes sociais e passarem algumas horas online ou agarrados ao smartphone. No entanto, incentive os seus filhos a terem uma vida para lá da Internet"

Ensine-os a confiar nos seus pressentimentos - "Tente passar isso aos seus filhos, para que saibam perceber que se ficam desconfortáveis com algo nas aulas, seja offline ou online, podem falar consigo para perceberem se é, ou não, apropriado".

Alerte-o para as conversas menos amigáveis - "Existe um limite para tudo e com a criação de grupos de turma no Whatsapp, por exemplo, criou-se uma nova via de comunicação potenciando, assim, casos menos felizes. Alerte o seu filho para falar consigo ou com um professor caso perceba que alguém no seu grupo está a receber mensagens menos positivas, com insultos, ou ameaças, e para não participar nessas conversas".

Ensine-os sobre o autorrespeito e o respeito ao próximo - "Conhece a cadeia do grito? Em que uma pessoa grita com outra, que por sua vez grita com outra? Ensine o seu filho a quebrar a cadeia. Ensine-o sobre autorrespeito para que não se deixe perturbar pelo que outras crianças dizem sobre ele, e ensine-o a respeitar os outros para que não se torne ele próprio numa daquelas crianças que gostam de ferir sentimentos".

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório