Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

5G? É difícil que "esteja comercialmente disponível" em 2020

O presidente executivo da Altice Portugal, Alexandre Fonseca, disse hoje acreditar que a quinta geração móvel (5G) avance este ano "em termos processuais", mas considerou difícil que "esteja comercialmente disponível" em 2020.

5G? É difícil que "esteja comercialmente disponível" em 2020
Notícias ao Minuto

14:07 - 21/05/20 por Lusa

Tech Altice

A consulta pública sobre as regras do leilão para a atribuição das licenças de 5G foi suspensa em março devido à pandemia de covid-19.

Questionado sobre o 5G, numa conferência à distância no âmbito dos resultados do primeiro trimestre, Alexandre Fonseca afirmou: "Acredito que o 5G avance este ano em termos processuais".

Agora, "se isto depois resulta no lançamento comercial, isso já tenho dúvidas", prosseguiu.

"Tenho dificuldade em acreditar que [...] esteja comercialmente disponível este ano", acrescentou o gestor.

Alexandre Fonseca considerou "natural" que haja um "faseamento do pagamento das licenças" de 5G ao longo do tempo, evitando estrangular financeiramente as operadoras de telecomunicações.

"Temos de garantir que o valor inerente ao valor das licenças 5G tem de ser equilibrado e que nos permita não gastar o dinheiro todo a construir a estrada e não ter dinheiro para comprar o carro. Tem que permitir que façamos investimento nas licenças, mas que tenhamos depois liquidez para podermos fazer os investimentos na rede para termos o 5G", afirmou o gestor.

"Este momento que atravessamos leva a que tenhamos alguma prudência de investimentos e que os investimentos associados ao 5G terão de ser também encarados à luz desta mudança", referiu, sublinhando que no período de confinamento "as infraestruturas de fibra e 4G mostraram que estão à altura" dos desafios atuais.

Alexandre Fonseca defendeu uma "fase de reflexão sobre o que serão os caminhos a seguir do 5G e as características de uma nova consulta ao mercado".

Ou seja, o gestor considerou que tem de haver uma revisão da consulta para o leilão de atribuição das licenças de quinta geração móvel.

Considerou que se existir "bom senso e equilíbrio" no que respeita ao investimento para a compra de licenças, poderá haver um arranque faseado do 5G.

"A consulta pode ser relançada enquanto se faz a migração da TDT", disse.

Já sobre o processo de migração da faixa de 700 MHz da televisão digital terrestre (TDT), essencial para o arranque do 5G, Alexandre Fonseca adiantou que a Altice Portugal tem "estado em estreito contacto com o Ministério das Infraestruturas", em particular com o secretário de Estado Adjunto das Comunicações.

O governante pediu à Altice que apresentasse uma recalendarização das atividades do TDT -- o processo de migração foi suspenso devido à pandemia -- na sequência da reabertura de algumas atividades económicas.

De acordo com a Altice, quando o processo foi suspenso faltavam aproximadamente 4,5 meses para estar concluído.

A Altice vai formalizar em breve a recalendarização, mas aguarda ainda informação para fazê-lo: "Não podemos dar ainda uma data de retoma para a atividade de migração", tal "pretende-se com entidades externas, fornecedores tecnológicos externos que carecem também eles de viagens para poderem vir a Portugal colaborar", explicou o presidente executivo.

Estas entidades veem essencialmente da Alemanha e norte de Itália, regiões afetadas pela pandemia de covid-19.

"Ainda aguardamos confirmação até por questões do espaço aéreo e fronteiras", mas "contamos na próxima semana termos essas respostas e podermos formalizar junto do Governo a recalendarização, mas teremos de colocar 4,5 meses em cima da data de reativação do cronograma", salientou.

"Acredito que a partir da segunda metade de julho poderá eventualmente ser possível, mas isso carece de confirmação, e, se for assim, estaremos a falar de final de novembro, dezembro para termos as frequências completamente migradas", concluiu.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório