Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Google quer bloqueio de reconhecimento facial. Microsoft discorda

A sugestão foi apresentada pela União Europeia. Proposta poderá banir o uso de tecnologia de reconhecimento facial por um período de cinco anos.

Google quer bloqueio de reconhecimento facial. Microsoft discorda

A Google e a Microsoft, duas das maiores empresas tecnológicas do mundo, parecem ter posições divergentes a respeito de tecnologia de reconhecimento facial. Enquanto a Google parece disposta a uma abordagem mais cautelosa, a Microsoft não parece ter receio de seguir em frente e ir melhorando ao longo do tempo.

A divergência surgiu a respeito de uma proposta da União Europeia a propósito de reconhecimento facial, sugerindo que a tecnologia deste tipo seja banida de espaços público durante um período temporário de cinco anos. A ideia é dar tempo aos legisladores e reguladores de analisarem as virtudes e potenciais perigos da aplicação desta tecnologia.

Conta a Reuters que, num discurso em Bruxelas, o CEO da Google (e da Alphabet), Sundar Pichai, apontou que pode ser benéfico um “período de espera para pensar realmente como [a tecnologia] será usada”, afirmando que “cabe aos governos traçar a rota”.

Todavia, o responsável legal da Microsoft, Brad Smith parece ter uma opinião diferente a respeito desta proibição temporária de tecnologia de reconhecimento facial.

“Podem tentar resolver o problema com um cutelo ou um bisturi. E, sabes, podes tentar resolver o problema de uma forma que permita que coisas boas sejam feitas e más coisas deixem de acontecer… isso exige um bisturi. Esta tecnologia é jovem. Ficará melhor. Mas a única forma de ficar melhorar é continuar a desenvolvê-la. E a única forma de continuar a desenvolvê-la é ter as pessoas a usarem-na”, afirmou Smith de acordo com o NPR.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório