Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Protótipo da rara Nintendo Play Station vai a leilão

No início dos anos 90 a colaboração entre a Sony e a Nintendo levou à produção de centenas de protótipos desta consola. A maioria foi destruída, mas um desses protótipos poderá agora ser adquirido.

Protótipo da rara Nintendo Play Station vai a leilão
Notícias ao Minuto

15:30 - 28/12/19 por Fábio Nunes

Tech Gaming

Durante muito tempo duvidou-se de que a Nintendo Play Station de facto existiu. Mas esse raro protótipo, que resultou de uma colaboração entre as duas empresas japonesas, chegou mesmo a ser produzido e a consola será agora leiloada, adianta o Polygon.

No início dos anos 90, o então engenheiro da Sony Computer Entertainment – posteriormente presidente e CEO desta divisão – Ken Kutaragi criou o chip de som da Super Nintendo, o que levou depois à colaboração entre a Sony e a Nintendo para a produção de uma consola.

Apesar das discordâncias de ambos os lados, Kutaragi criou a consola e foram produzidos centenas de protótipos da Super NES CD-ROM System, conhecida como a Nintendo Play Station.

A maioria desses protótipos foram destruídos, mas Terry Diebold comprou uma num leilão cego quando a empresa para a qual trabalhava, a Advanta Corporation, faliu. A consola estava numa caixa com objetos que pertenceu a Olaf Olafsson, antigo CEO da Sony Computer Entertainment, e que trabalhou mais tarde na Advanta.

Depois de ter exibido a rara consola em várias convenções de gaming ao longo dos anos, Diebold está preparado para vendê-la. “É a primeira vez que este protótipo vai estar disponível num leilão público”, disse Valarie McLeckie, da Heritage Auctions, ao Polygon.

O leilão vai acontecer entre os dias 5 e 7 de março do próximo ano, mas os interessados podem começar a fazer licitações online a partir de fevereiro. A consola deverá custar uma quantia milionária. Na semana passada, Diebold afirmou ao Kotaku que rejeitou uma oferta de 1,2 milhões de dólares (cerca de um milhão de euros) de uma pessoa na Noruega.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório