Rússia adia indefinidamente lançamento de dois satélites da Eutelsat

A Agência Espacial Federal Russa, Roscomos, anunciou hoje que adiou por tempo indefinido o lançamento de dois satélites da companhia de telecomunicações francesa Eutelsat, previsto inicialmente para o próximo dia 30 de setembro.

terra, planeta, sol, espaço

© iStock

Lusa
24/09/2019 14:52 ‧ 24/09/2019 por Lusa

Tech

Espaço

"Tiveram que ser feitos alguns ajustes e submeter o sistema de controlo do acelerador [do foguete transportador] a provas adicionais", disse um porta-voz de Rosco-mos, citado pela agência Interfax. Acrescentou que mais à frente informará acerca da nova data de lançamento.

Um foguete russo Protón deve colocar em órbita dois satélites da companhia Eutelsat: o Eutelsat 5 West B, que substituirá um dispositivo analógico e prestará serviços de telecomunicação em França, Itália e Argélia, e o MEV-1 que tem a missão de prolongar a vida útil do Eutelsat 901, lançado em 2001, e de outros satélites.

Segundo os cientistas que conceberam o satélite, o MEV-1 poderá agregar-se ao Eutelsat 901 e proporcionar combustível que poderá corrigir a sua órbita e continuar a funcionar durante mais cinco anos.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas