Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Startup de Elon Musk quer implantar sensores nos nossos cérebros

Informação obtida numa apresentação inicial descreve robot de ‘costura’ capaz de ligar fios ao cérebro humano.

Startup de Elon Musk quer implantar sensores nos nossos cérebros
Notícias ao Minuto

09:09 - 17/07/19 por Miguel Patinha Dias

Tech Futuro

Responsável pela Tesla e pela SpaceX, Elon Musk é ainda o fundador da Neuralink, startup que, devido ao seu objetivo de ligar humanos e máquinas, pode muito bem ser o seu projeto mais ambicioso. Mas quais são, de facto, os planos da Neuralink? O The New York Times e a Bloomberg publicaram informação obtida numa apresentação inicial da empresa e promete ser algo tão difícil de visualizar como de acreditar.

A informação em questão descreve um robot que seria capaz de ligar fios de computadores a cérebros humanos como se de costura se tratasse- O objetivo deste processo seria ajudar a resolver questões de saúde como ajudar pessoas a voltar a ver, falar ou ouvir e até amputados a com novas próteses.

Falando dos fios em questão, dizem as publicações norte-americanas que estes fios têm cerca de um quarto do tamanho do diâmetro de um cabelo humano (sem risco de danificar vasos sanguíneos) e estariam ligados a um pequeno chip localizado atrás da orelha. Diz Elon Musk que este chip estaria habilitado a receber informação via Bluetooth, tornando todo o processo tão pouco invasivo quanto possível.

De momento os testes da Neuralink foram conduzidos em ratos de laboratório mas a empresa de Musk tem planos para começar os testes em seres humanos já no segundo trimestre do próximo ano. Ainda que os planos do presente sejam apenas relacionados com questões de saúde, Musk já referiu que acredita que o crescimento da Inteligência Artificial fará com que uma fusão entre a mente humana e os computadores seja a única forma de os seres humanos acompanharem a evolução.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório