Foram cerca de 20 milhões os objetos históricos perdidos durante o incêndio de domingo passado que teve lugar no Museu Nacional no Rio de Janeiro. Ainda que o acervo possa nunca vir a ser recuperado, conta o CNet que a Wikipedia não quer que a memória se perca e faz um apelo especial.
“Estavam mais de 20 milhões de objetos dentro do #MuseuNacional. Tiraram alguma fotografia deles? Ajudem-nos a preservar as memórias de tantos quanto conseguirmos para os adicionarmos à @wikicommons”, pode ler-se no tweet publicado pela página da Wikipedia no Twitter, que contém ainda instruções para qualquer pessoa que queira doar as fotografias.
O Museu Nacional do Rio Janeiro era um dos maiores museus do continente americano e continha objetos de valor inestimável tal como o fóssil humano mais antigo alguma vez encontrado na América do Sul. Ainda são desconhecidas as causas do incêndio.
There were over 20 million objects inside the #MuseuNacional. Did you take a photo of any of them? Help us preserve the memories of as many as we can and add them to @wikicommons. Here's how to do it from your desktop: pic.twitter.com/jMwbj15Kg3
— Wikipedia (@Wikipedia) 4 de setembro de 2018