Presidente do Zimbabué anuncia agência espacial nacional

O Presidente do Zimbabué, Emmerson Mnangagwa, a três semanas de eleições gerais, anunciou hoje a criação de uma agência espacial nacional destinada a tornar-se numa "ferramenta da modernização e industrialização do país".

Notícia

© Reuters

Lusa
10/07/2018 21:50 ‧ 10/07/2018 por Lusa

Tech

Emmerson Mnangagwa

"A nossa nova trajetória económica deve assentar numa exploração judiciosa dos nossos recursos naturais e numa industrialização assente nas matérias-primas", declarou Mnangagwa, referindo-se designadamente à agricultura.

A futura agência terá por missão enviar satélites de observação do planeta e de navegação, destinados a melhorar as produções agrícolas, a exploração mineira, a vigilância sanitária ou a fauna, detalhou.

O novo homem forte do Zimbabué sucedeu em novembro a Robert Mugabe, que se demitiu por pressão dos militares e do seu partido, após 37 anos no poder.

Mnangagwa prometeu relançar a economia do país, muito debilitada devido às políticas erráticas do seu antecessor, e surge como o candidato favorito da eleição presidencial de 30 de julho, face a uma oposição enfraquecida e ainda abalada pela morte, em fevereiro, de Morgan Tsvangirai, o seu chefe histórico.

 

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas