Pode pensar que redes sociais como o Facebook lhe permitem expressar as suas opiniões de forma livre sem grandes consequências mas a verdade é que as suas páginas neste tipo de plataformas pode ter consequências na sua vida real. A nível profissional, por exemplo, uma página nas redes sociais pode ser a diferença entre conseguir ou não uma vaga de emprego.
Mas o que pode fazer para ter uma página de Facebook atrativa aos olhos de empresas? Se for este o seu objetivo então deverá passar uma imagem profissional através da sua página pessoal, uma postura que se deve estender também a outras redes sociais como é o caso do Instagram e, sobretudo, do LinkedIn.
Esta postura profissional é algo que fica evidente com o tipo de partilhas que faz. Fique longe de temas sensíveis como política, futebol ou até religião e partilhe apenas publicações sobre a sua área profissional ou de interesse. Deve evitar, por exemplo, partilhar fotografias demasiado pessoais ou íntimas. Uma fotografia ou outra de uma viagem poderá ser partilhada porque, apesar de estar relacionado com lazer, manifesta uma postura curiosa e até aventureira.
Caso não consiga evitar partilhar publicações pessoais, considere reunir os seus amigos em ‘grupos’ fechados no Facebook de modo a direcionar publicações que quer que sejam vistas por eles e publicações que sejam vistas pelo público geral.