Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Nós, Cidadãos! reconduz presidente e quer começar a eleger

Mendo Castro Henriques foi hoje reeleito, com 90% dos votos, presidente do Nós, Cidadãos!, tendo como objetivos fazer crescer a cidadania em termos práticos, captar os abstencionistas e eleger nas europeias e legislativas de 2019.

Nós, Cidadãos! reconduz presidente e quer começar a eleger
Notícias ao Minuto

20:54 - 25/02/18 por Lusa

Política Votos

O Nós, Cidadãos! realizou este fim de semana, em Oliveira de Frades, - concelho cuja presidência conquistou nas eleições autárquicas do ano passado - o seu segundo congresso, no qual reelegerem o presidente que, em lista única, conquistou 90% dos votos expressos.

Em declarações à agência Lusa, Mendo Castro Henriques adiantou que "a nota geral dita por todos os participantes foi de rejuvenescimento e de consolidação do rumo do Nós, Cidadãos!", uma vez que "foi um virar da página" ao traçar "metas para o futuro".

O presidente reeleito explicou que os objetivos "são fazer crescer a cidadania em termos práticos" e "contactar com as centenas de grupos de cidadãos independentes que concorreram nas últimas eleições autárquicas".

"Esse reforço do partido é natural que se vá traduzir numa presença em atos eleitorais, como as eleições europeias e previsivelmente as legislativas de 2019", disse.

Questionado sobre as metas eleitorais para essas duas eleições, Mendo Castro Henriques afirmou que, apesar de ser prematuro, no caso eleições legislativas "a meta serão dois deputados, que é o mínimo para formar um grupo parlamentar" e nas europeias "um deputado europeu".

Recordando que nas legislativas de 2015 o partido esteve "à beira de eleger", o líder do Nós, Cidadãos! explicou que o "caminho é ir captar os abstencionistas, entre os quais 70% são jovens".

De acordo com Mendo Castro Henriques, nas últimas eleições autárquicas, a falta de meios impediu-os "de ir a mais sítios", tendo em congresso ficado estabelecido o reforço "não só dos processos de comunicação interna, mas sobretudo os processos de comunicação para o exterior".

"Um dos objetivos é ter uma presença regular nos órgãos de comunicação social porque a nossa mensagem está cada vez mais afinada e pronta a essa proposta", antecipou.

Questionado sobre qual o balanço da presidência da Câmara de Oliveira de Frades, Mendo Castro Henriques respondeu que "os primeiros ecos são positivos", apesar de ter sido um concelho muito afetado pelos incêndios.

"Nós vamos fazer um conselho nacional em Portimão, no verão, que vai ser ao mesmo tempo um seminário de formação autárquica", revelou ainda.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório