Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Já é oficial: Maioria absoluta para Rui Moreira no Porto

Rui Moreira venceu a Câmara do Porto com maioria absoluta (44,46%), mas com minoria na Assembleia.

Já é oficial: Maioria absoluta para Rui Moreira no Porto
Notícias ao Minuto

01:21 - 02/10/17 por Melissa Lopes com Lusa

Política Resultados

O atual presidente da Câmara do Porto, o independente Rui Moreira, foi reeleito com maioria absoluta (44,46%), segundo dados da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna.

Com este resultado, Moreira conquistou sete mandatos. O PS alcançou quatro mandatos, o PSD/PPM um mandato, assim como a CDU. Moreira ficou, contudo, em minoria na Assembleia. 

Contabilizando os presidentes das Juntas de Freguesia (Campanhã manteve-se do PS e Paranhos do PSD), a AM do Porto, cujo presidente é eleito pelos deputados, passa a ser composta por 21 eleitos pelo movimento independente e 25 eleitos das restantes forças políticas (PS, PSD, CDU e BE e o estreante PAN).

Na Câmara do Porto, Moreira subiu de 39,25% dos votos para 44,46% e de seis para sete vereadores, e também o PS obteve um melhor resultado do que em 2013, passando de três para quatro vereadores, ao passo que o PSD/PPM, que tinha três mandatos, fica com um. A CDU mantém um eleito na autarquia e o BE continua sem eleger um vereador no executivo.

Em 2013, Moreira foi eleito presidente da câmara do Porto com 39,25% dos votos (seis vereadores) e, para garantir a governabilidade, fez uma coligação pós-eleitoral com o PS (que alcançou 22,68% dos votos), também ao nível da AM e das Assembleias de Freguesia.

Em maio, o movimento de Rui Moreira recusou o apoio do PS à sua recandidatura devido a uma alegada tentativa de interferência nos lugares que os socialistas ocupariam na lista, o que levou o PS a apresentar Manuel Pizarro como candidato próprio à Câmara do Porto.

Na AM saída das autárquicas de domingo, Moreira está longe da maioria absoluta da autarquia, já que a votação obtida pelo independente foi menos expressiva do que a alcançada na Câmara: o independente subiu de 15 para 16 deputados, obtendo 38,78% dos votos (em 2013 teve 34,69%).

Para a contagem total dos deputados municipais de Rui Moreira é preciso ainda considerar os presidentes das cinco juntas que o seu movimento conquistou.

O próprio equilíbrio de forças daquela estrutura municipal também se alterou: o BE subiu de dois para três deputados, a CDU desceu de quatro para três e o PAN elegeu uma deputada pela primeira vez.

Derrotado a todos os níveis foi o PSD/PPM, que passa de três para um vereador na Câmara (elegeu apenas o cabeça de lista, Álvaro Almeida) e de oito para cinco deputados na AM.

Na Câmara, Moreira passa a contar com sete mandatos, sendo que Filipe Araújo, atual vereador do Ambiente, é o número dois na lista.

Foram ainda eleitos, pela ordem apresentada na candidatura, Catarina Araújo, Ricardo Valente (independente eleito em 2013 pelo PSD a quem, em 2016, Moreira deu o pelouro da Economia), Pedro Baganha, Cristina Pimentel e Fernando Paulo.

Quanto ao PS, elegeu para a Câmara Manuel Pizarro, Fernanda Rodrigues, Odete Patrício e José Luís Catarino.

A CDU mantém um vereador no executivo, ficando desta vez representada por Ilda Figueiredo.

Para a AM, o BE elegeu João Semedo, o ex-coordenador do partido que teve de deixar a candidatura à Câmara por motivos de saúde, mas também Bárbara Veiga e Joel Oliveira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório