Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Empate técnico com Rui Moreira gera euforia na campanha de Manuel Pizarro

Socialistas ganham ânimo no Porto depois da divulgação de uma sondagem que coloca Manuel Pizarro em empate técnico com Rui Moreira. No entanto, uma outra sondagem, dá o atual presidente como cada vez mais próximo de conseguir uma maioria absoluta.

Empate técnico com Rui Moreira gera euforia na campanha de Manuel Pizarro
Notícias ao Minuto

10:20 - 22/09/17 por Pedro Bastos Reis

Política Sondagens

A vitória de Rui Moreira na Câmara Municipal do Porto parecia um dado adquirido, sendo a principal dúvida saber se a conseguiria com ou sem maioria absoluta.

No entanto, uma sondagem da Universidade Católica Portuguesa para o Jornal de Notícias, prevê um empate técnico entre o atual presidente da Câmara e o candidato do PS, Manuel Pizarro (com 34% e 33% das intenções de voto respetivamente).

Esta surpreendente sondagem gerou de imediato euforia entre os socialistas, nomeadamente na rede social Facebook, que parecem ganhar força e motivação para a noite autárquica, agendada para dia 1 de outubro.

“Entramos para a última semana de campanha a poucos votos de recuperar a Câmara do Porto para o Partido Socialista. Apelo à máxima participação de todos e à concentração de TODOS os votos no PS. Precisamos de triunfar para uma ampla coligação progressista. Vamos!”, escreveu o deputado Tiago Barbosa Ribeiro.

O entusiasmo estendeu-se também à deputada Edite Estrela. “Vamos todos contribuir para a merecida vitória do PS e eleger o presidente que o Porto merece”.

Já o próprio candidato, não escondeu também a satisfação apesar de manter a prudência. “Fico muito contente com este reconhecimento do nosso trabalho, da nossa equipa e da qualidade do nosso projeto, mas a única ‘sondagem’ que conta é a do voto dos portuenses no dia 1 de outubro. Ao trabalho”, afirmou Manuel Pizarro.

Rui Moreira desvaloriza sondagens

O atual presidente da Câmara do Porto e candidato independente, Rui Moreira, não deixou a sondagem passar ao lado mas realçou que “as sondagens não ganham eleições”.

Para reforçar a sua posição, citou ainda uma sondagem da Aximage para o Correio da Manhã e para o Jornal de Negócios, em que o atual presidente aparece com 39,9% das intenções de voto. Manuel Pizarro fica-se pelos 20,8%.

“Felizmente as sondagens não ganham eleições. Se assim fosse, para o Correio da Manhã e para o Jornal de Negócios eu já poderia parar de fazer campanha. As sondagens hoje publicadas nestes dois jornais, com trabalho de campo no mesmo dia que outra que hoje é publicada, põe o nosso movimento no limiar da maioria absoluta. E assim vamos até dia 1 de outubro. Como em 2013”, reiterou Rui Moreira.

Além destes dois candidatos, concorrem à Câmara Municipal do Porto Álvaro Almeida (coligação PSD/PPM), Ilda Figueiredo (CDU), João Teixeira Lopes (BE), Bebiana Cunha (PAN), Costa Pereira (PTP), Sandra Martins (PNR) e Orlando Cruz (PPV/CDC).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório