Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Hemiciclo. O novo site que mostra a "Democracia em tempo real"

Já é possível ver "em tempo real" o que se passa dentro da Assembleia da República (AR). Projeto pretende "aproximar os cidadãos da democracia", procurando demarcar-se do "discurso populista e adverso ao Parlamento".

Hemiciclo. O novo site que mostra a "Democracia em tempo real"
Notícias ao Minuto

10:05 - 04/09/17 por Melissa Lopes

Política Parlamento

Hemiciclo é o nome do novo site cujo o lema é "Democracia em tempo real". Fazendo jus ao lema, o Hemiciclo mostra em tempo real os diplomas apresentados na Assembleia da República (AR), agrupados pelo seu autor (Governo, partidos ou deputado) ou por área (Justiça, Negócios Estrangeiros, Defesa, Europa, etc), assim como as votações de cada deputado.

Nele é possível ver também um perfil de cada deputado que compõe a legislatura, com informações como o círculo a que pertence, o número de mandatos, as comissões parlamentares que integra, os cargos que desempenha, os cargos exercidos, a profissão e a formação.

No novo site podem ler-se ainda breves notícias sobre a atividade parlamentar, no caso, uma pequena nota de quantos dias faltam para a data limite da entrega da proposta do Orçamento do Estado de 2018 (OE2018), a eleição a líder parlamentar do PSD de Hugo Soares a a substituição de Alberto Martins, do PS, por Hugo Carvalho.

O Hemiciclo (Hemiciclo.pt) apresenta agenda para cada dia e as reuniões agendadas e conta ainda com uma secção de Glossário onde são apresentadas definições para a terminologia parlamentar.

O projeto propõe-se a "aproximar os cidadãos da democracia e de uma das suas mais importantes instituições", explica David Crisóstomo que, juntamente com Luís Vargas, desenvolveu o portal. Tanto Crisóstomo como Luís Vargas não têm qualquer filiação partidária e apoio de nenhum organismo privado ou público.  Inspirado pela Declaração para a Abertura e Transparência Parlamentar adotada pelo Parlamento em 2014, o Hemiciclo tem, assim, como objectivo "contribuir para o efetivo usufruto dos direitos dos cidadãos em participar na governação, tornando mais simples a essencial fiscalização pública do exercício do mandato parlamentar e a responsabilização daqueles que o detém por via da vontade popular".

Na sua apresentação, explica Crisóstomo, o site Hemiciclo.pt demarca-se do "discurso populista e adverso ao Parlamento" e procura antes melhorar a percepção sobre a Assembleia da República e o trabalho parlamentar, facilitando a consulta de todas as votações desde 2009, comprometendo-se com uma atualização constante e em tempo real desta informação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório