Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 20º

Fecho de balcões. PSD quer que CGD peça desculpa ao autarca de Almeida

O presidente Autarcas Social Democratas (ASD) e da Câmara Municipal da Guarda acusa a administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD) de "confusão democrática" na forma como está a tratar o encerramento de balcões do banco.

Fecho de balcões. PSD quer que CGD peça desculpa ao autarca de Almeida
Notícias ao Minuto

12:48 - 03/05/17 por Notícias Ao Minuto

Política Álvaro Amaro

O social-democrata Álvaro Amaro pediu esta quarta-feira, numa conferência de imprensa, que o presidente da Caixa Geral de Depósitos peça desculpa ao presidenta da Câmara de Almeida, por não o ter recebido ontem, justificando essa recusa com o facto de o povo estar concentrado na agência.

O PSD, pela voz de Álvaro Amaro, quer que a CGD, "em nome da dignidade dos autarcas, peça desculpa".

"Nenhum autarca pode dar ordens ao povo de desmobilizar ou não mobilizar quando estão em causa interesses das populações. Um autarca tem que ter o respeito dos nomeados. Não é, repito, nenhum funcionário", afirmou o social-democrata, presidente da Câmara da Guarda. 

Álvaro Amaro foi mais longe ao dizer que "há uma confusão democrática por parte da administração da Caixa" e que é "inaceitável" que se encerre o balcão do banco público de Almeida. 

Tratando-de um banco público, a Caixa "não pode comportar-se apenas e só pela lei cega do mercado", defendeu, sublinhando desconhecer se a CGD em Almeida "dá lucros ou prejuízos"

"Mas tão importante quanto isso é uma componente que tem que estar presente num banco que é todos nós: olhar para todo o território do país", acrescentou, afirmando que se trata de "um sinal muito mau" para o país aquilo que se está a passar no processo de reestruturação da Caixa. No entendimento do autarca, existe uma "falta de respeito institucional" que empobrece a democracia". 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório