Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 10º MÁX 19º

Os robôs vão roubar-nos o emprego? "Obviamente que este cenário assusta"

Alexandre Quintanilha sugere que a Assembleia da República tem de legislar sobre a problemática do impacto da nova era no emprego. "Teremos de inventar um salário universal?".

Os robôs vão roubar-nos o emprego? "Obviamente que este cenário assusta"
Notícias ao Minuto

19:26 - 28/02/17 por Notícias Ao Minuto

Política Reflexão

A propósito de uma conferência parlamentar sobre a era digital e robótica, realizada no passado dia 21, Alexandre Quintanilha assina um artigo no site Ação Socialista, em jeito de reflexão sobre o tema.

Concentrando-se no impacto desta nova era sobre o emprego, Quintanilha prevê que "milhões de postos de trabalho continuarão a desaparecer à medida que robôs cada vez mais sofisticados venham a substituir os humanos nas mais variadas áreas (fábricas, transportes e múltiplos serviços)".

Além disso, salienta, "os impactos sobre a nossa privacidade são enormes". "Obviamente que este cenário assusta", confessa o deputado, questionando-se sobre o aumento "incontrolável" do desemprego. "Teremos de inventar um salário universal, como já algumas sociedades debatem? Será que novos empregos podem vir a substituir os antigos?", pergunta, lembrando que, apesar das incógnitas, "alterações semelhantes já aconteceram no passado".

Exemplos disso não foram só o resultado de inovações tecnológicas, mas também o "fim das monarquias absolutas, a liberdade religiosa, o direito de voto das mulheres, os fundamentalismos emergentes, não só religiosos como étnicos e económicos, o nazismo, o estalinismo, o maoismo e o colonialismo".

Marcos históricos que "alteraram de forma indescritível o emprego de centenas de milhões de seres humanos durante a nossa curta e atribulada história. Algumas para melhor outras para pior", sublinha.

Reconhecendo a realidade da mudança, Quintanilha considera que o Parlamento deve legislar neste domínio. De resto, na sua opinião, "ter acesso a instrumentos que lhe permitam aceder ao conhecimento mais atualizado deveria ser um importante desígnio da nossa Assembleia da República a curto prazo".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório