Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

"Se Cavaco não achava Sócrates competente, deveria tê-lo demitido"

Joaquim Jorge aponta diferenças de personalidade e pontos em comum entre Sócrates e Cavaco, de costas voltadas após o ex-Presidente ter lançado um livro no qual lhe tece várias críticas.

"Se Cavaco não achava Sócrates competente, deveria tê-lo demitido"
Notícias ao Minuto

15:15 - 28/02/17 por Notícias Ao Minuto

Política Joaquim Jorge

Joaquim Jorge diz-se “perplexo” com a troca de acusações entre Cavaco Silva e José Sócrates, motivada pelo lançamento do livro ‘Quinta-feira e outros dias’.

Para o fundador do Clube dos Pensadores, trata-se de uma “vingança”, mais do que uma “desavença”: “Nunca gostaram um do outro. Apenas se toleravam e o verniz estalou depois de saírem de funções”.

“Parece um ajuste de contas. É algo feio, degradante, e dá uma má imagem aos portugueses, a quem estiveram confiados os destinos de Portugal”, escreve, num artigo enviado ao Notícias ao Minuto. “Se Cavaco Silva não achava que José Sócrates era competente para exercer o cargo com seriedade, deveria tê-lo demitido. Porque não o fez na altura?”, questiona.

Se há diferenças a assinalar entre o ex-Presidente da República e o antigo primeiro-ministro – “José Sócrates sempre governou obcecado com a comunicação social e Cavaco Silva fazia tudo para evitar a comunicação social e não existir” – entende Joaquim Jorge que ambos têm bastante em comum: “São os dois carismáticos, vaidosos e narcisistas. A ideia que têm de si é de serem pessoas boas, que protegem os seus eleitores e desempenham um papel indispensável. Em contrapartida, imaginam que têm o direito de se permitir a certos caprichos e de fazer tudo o que querem, sem que ninguém tenha nada a dizer”.

Além disso, aponta o biólogo, “os dois estão ligados a uma das maiores crises no pós-25 de Abril”. “Se Cavaco Silva é um expert em economia e um supra-sumo, não entendo porque não previu o baque na nossa economia. José Sócrates, pela política de investimento público desmesurado, obrigou à entrada da famigerada troika. Infelizmente os portugueses não têm boas recordações de Cavaco Silva e de José Sócrates”, remata.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório