Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 26º

Caso dos Offshores é "politicamente muito grave"

Constitucionalista Vital Moreira diz que, a confirmar-se a "responsabilidade política do Governo de Passos Coelho, ela vem somar-se à responsabilidade pela má situação da banca".

Caso dos Offshores é "politicamente muito grave"
Notícias ao Minuto

09:20 - 25/02/17 por João Oliveira

Política Vital Moreira

Vital Moreira faz uma análise à notícia dos últimos dias, que dá conta de transferências de cerca de 10 mil milhões de euros para paraísos fiscais. Notícia essa que, começa desde logo por dizer, é “politicamente muito grave”.

A governação responsável da altura pode, como diz o constitucionalista, “invocar desconhecimento da inação dos serviços tributárias competentes”. No entanto, contrasta, “para além de parecer pouco credível, a verdade é que os governantes têm sempre de assumir a responsabilidade política pelas faltas dos serviços sob sua direta orientação”.

No seguimento deste raciocínio, as críticas de Vital definem um alvo em concreto: O Governo de Pedro Passos Coelho, a quem, caso se confirme a sua responsabilidade neste caso, “vem somar-se à responsabilidade pela operação de manter debaixo do tapete a má situação da banca (Banif, CGD)”.

E se de críticas se pinta o PSD, de elogios o jurista descreve os socialistas, a quem aplaude por ter conseguido "neutralizar os ataques da oposição de direita com contra-ataques bem sucedidos”, depois de já ter "neutralizado à partida a oposição à sua esquerda, tornando o BE e o PCP parceiros na solução governativa".

“A direita tem sido obrigada a passar mais tempo a defender o seu anterior Governo das acusações da atual maioria do que o contrário. Mas nestas cenas de papéis trocados, a oposição só pode queixar-se de si mesma e dos esqueletos que deixou no armário!”, remata Vital Moreira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório