Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Porto: PS congratula-se com descida do preço da água no concelho

A concelhia do PS/Porto congratulou-se hoje com a descida do preço da água proposta pela autarquia, destacando que tal é possível com a decisão do Governo socialista em reverter "a fusão imposta pelo PSD/CDS" no setor.

Porto: PS congratula-se com descida do preço da água no concelho
Notícias ao Minuto

11:24 - 16/12/16 por Lusa

Política Tarifas

"Valeu a pena lutar contra o confisco que PSD e CDS queriam fazer à água do Porto", afirma o PS/Porto, em comunicado.

Em causa está a "redução de 2% em todas tarifas de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais" cobradas pela empresa municipal Águas do Porto, revela uma proposta a que a Lusa teve hoje acesso e que a autarquia vai analisar na reunião camarária de terça-feira.

De acordo com Tiago Barbosa Ribeiro, deputado e presidente do PS Porto, "esta opção confirma os ganhos de uma gestão municipal eficiente e próxima dos cidadãos que só foi possível concretizar com a decisão do Governo socialista em reverter os ataques feitos pelo Governo PSD/CDS ao Porto e ao Norte".

O PS/Porto lembra que se bateu "determinadamente contra essa opção" e que, em maio de 2015, lançou o movimento "Porto contra o confisco da Água", em protesto "contra o processo de fusão das empresas das águas, contando com a participação dos presidentes das câmaras do Porto, Matosinhos e Gaia e do então presidente da Águas do Porto, Matos Fernandes, atual ministro com esta tutela.

Em dezembro de 2015, a Câmara do Porto aprovou um aumento de 3,3% nas "tarifas cobradas aos clientes" em 2016, devido à subida de "aproximadamente 8%" nos valores faturados à autarquia pela Águas do Norte (criada pelo anterior governo PSD/CDS no âmbito da fusão dos sistemas de captação de água em alta).

Na terça-feira, em comunicado, a autarquia anunciou a descida do preço da água para 2017, notando que a medida "é possível graças aos ganhos de gestão da empresa Águas do Porto" e à "reversão do processo de fusão da anterior empresa multimunicipal de captação, tratamento e abastecimento de água, a Águas do Douro e Paiva".

Este processo foi revertido pelo atual governo socialista e é, de acordo com a Câmara, um dos motivos para "o preço da água e saneamento descer dois pontos percentuais em 2017".

De acordo com a autarquia, a redução é também possível devido à "política de redução de perdas de água implementada na Águas do Porto".

Este ano, as perdas de água vão atingir "um valor abaixo dos 20%, entrando, pela primeira vez, no intervalo definido como excelente pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos".

A Câmara esclareceu que "a adjudicação do concurso público para a exploração e manutenção das estações de tratamento de águas residuais do Freixo e Sobreiras" vão, também, "permitir uma poupança significativa na gestão destes equipamentos durante os próximos anos".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório