Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

"A oposição não tem convencido. PSD está aturdido e ressabiado"

Num artigo de opinião ao Notícias ao Minuto, Joaquim Jorge comentou o papel que o PSD tem tido ao longo deste primeiro ano de Governo socialista.

"A oposição não tem convencido. PSD está aturdido e ressabiado"
Notícias ao Minuto

15:05 - 06/12/16 por Inês Esparteiro Araújo

Política Joaquim Jorge

"Aturdido” e “ressabiado. É assim que o fundador do Clube dos Pensadores diz estar o PSD, atual oposição do Governo juntamente com o CDS. "Numa democracia uma boa oposição é fundamental”, considera, fazendo notar que a atual tem sido “até agora muito fraquinha”, “não convencendo assim os portugueses” dos seus princípios e daquilo que defende.

Num artigo de opinião enviado ao Notícias ao Minuto, Joaquim Jorge salienta que o atual Governo PS “pode cumprir os quatro anos de legislatura” graças à “preciosa ajuda do Presidente da República” e que a aprovação do Orçamento do Estado para 2017 “mostrou que o acordo do PS com o apoio do PCP e BE está para durar”. Posto isto, refere, "é importante ter uma oposição a funcionar com críticas consistentes e propostas exequíveis”.

“A oposição não existe apenas para protestar, existe também para vigiar a ação do executivo, questionar as suas opções e apresentar alternativas”, afirma. Exigindo “ideias claras e convicções fortes”, salienta ainda que “os portugueses querem estabilidade, menos crispação na vida política (…) e que a oposição não tenha pejo em elogiar o que está a ser bem feito”.

Joaquim Jorge diagnostica assim que o "verdadeiro significado de oposição está bastante confuso”. Na sua opinião, os sociais-democratas “estão numa encruzilhada”: Ou o “PSD se enrosca ainda mais com esta equipa, que não tem sido brilhante, ou se abre a novos protagonistas”, conclui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório