Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

"O Serviço Nacional de Saúde é um enorme orgulho nacional"

Após o nascimento de Lourenço, cuja mãe esteva induzida em coma durante mais de três meses, Tiago Barbosa Ribeiro deixou a sua opinião no Facebook.

"O Serviço Nacional de Saúde é um enorme orgulho nacional"
Notícias ao Minuto

21:56 - 09/06/16 por Inês Esparteiro Araújo

Política Tiago Ribeiro

O SNS é um enorme orgulho nacional e uma das áreas em que nos distinguimos internacionalmente. O nascimento de um bebé que se manteve durante quase quatro meses no corpo de uma mãe em morte cerebral é uma história de sucesso do nosso sistema, um caso muito raro em todo o mundo e, é sobretudo algo que nos emociona”, escreveu Tiago Barbosa Ribeiro na sua página pessoal do Facebook.

E, prosseguiu com os elogios: “A gestação decorreu num corpo sem flutuações cardíacas, sem sono, sem emoções, com relatos da equipa médica e de enfermagem a interagirem com o feto, a falarem, a tocarem na barriga. Nestas condições, o nascimento foi uma conquista extraordinária da nossa medicina”.

“Numa situação contraditória, em que o luto de uma vida foi adiado pela esperança da vida por nascer, eis mais um motivo para a defesa sem reservas da excepcionalidade do nosso Serviço Nacional de Saúde: público, universal, sem cortes”, concluiu na sua publicação.

Recorde-se que a mãe de Lourenço estava em morte cerebral desde fevereiro, mas, mesmo assim, foi mantida viva até esta semana para que o bebé pudesse sobreviver.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório