Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Segurança Social: "Os partidos não estão focados no essencial"

“É possível chegar a consenso” sobre a Segurança Social, acredita Bagão Félix.

Segurança Social: "Os partidos não estão focados no essencial"
Notícias ao Minuto

23:35 - 01/06/16 por Goreti Pera

Política Bagão Félix

Bagão Felix dedicou parte do seu comentário na antena da SIC Notícias ao tema da sustentabilidade da Segurança Social.

Antes de se iniciar uma discussão sobre o tema, é necessário compreender que se trata de “um sistema de redistribuição da riqueza, logo depende da criação de riqueza”.

Nas palavras do comentador, “o bolo está condicionado pela relação entre os que beneficiam e os que pagam (a relação demográfica está a deteriorar-se), mas pode ser compensada pelo aumento da produtividade”.

Deste modo, entende Bagão Félix que são de evitar “querelas paralisantes”. No seu entender, “a ideia do estado social forte é fundamental” e “é possível chegar a consenso sobre esta matéria”.

O “papel essencial para a coesão e equilíbrio intergeracional” é constatado pelas estimativas que indicam que “sem Segurança Social a taxa de pobreza em Portugal não seria de 18% mas de 42%”.

Posto isto, o antigo ministro das Finanças diz-se certo de que “os partidos não estão focados no essencial”. “Se há plafonamento ou teto contributivo maior ou menor são questões lançadas para a ribalta ideológica mas são adjacentes à essência da reforma”, rematou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório