Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Europa deve ser "acutilante" em questões fiscais, diz Maria Luís

A social-democrata Maria Luís Albuquerque afirmou hoje, em Bruxelas, que a "Europa devia ser acutilante" na "concorrência desleal relacionada por diferenciais fiscais" e que também tem de haver preocupações com fraude, branqueamento de capitais e ligações ao terrorismo.

Europa deve ser "acutilante" em questões fiscais, diz Maria Luís
Notícias ao Minuto

19:59 - 04/04/16 por Lusa

Política PPE

Falando aos jornalistas antes de participar num debate do Partido Popular Europeu sobre a União Europeia e a economia global, a antiga ministra das Finanças disse que a "Europa devia ser acutilante numa série de questões", como as fiscais, por criarem uma "perceção de grande injustiça nos cidadãos".

Segundo a social-democrata, a Europa deveria combater "concorrência desleal que se estabelece entre Estados-membros", precisando que a "concorrência desleal relacionada por diferenciais fiscais demasiado acentuados acaba por resultar na deslocalização de empresas ou as empresas pagarem impostos em sítios onde não produzem".

Outros temas que também têm que preocupar a Europa são "todas as questões que se relacionam com fraude, branqueamento de capitais, as ligações que depois têm ao financiamento do terrorismo", disse Maria Luís Albuquerque, frisando o facto de o debate decorrer em Bruxelas, palco de atentados no passado dia 22.

Nestas questões, a Europa terá de ver como "reforça a coesão", como "melhora os instrumentos que dispõe" para se conseguir um "melhor resultado coletivo para manter este projeto vivo, dinâmico e que ajuda a ultrapassar as dificuldades que as economias europeias vão enfrentando a todos os níveis", resumiu.

A antiga governante antecipou que no debate de hoje vai referir a "importância do processo de reforma em geral, de reforma nas instituições na Europa, de reformas estruturais nos países", das "lições que se podem tirar da crise" e da importância de "seguir o caminho para se manter a coesão europeia".

Dos outros membros do PPE, Maria Luís Albuquerque reconheceu estar a receber parabéns pela eleição, no domingo, para a vice-presidência do PSD.

"É um encontro partidário, a nível europeu, têm sido simpáticos e têm-me dado os parabéns", disse.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório