Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Plano Nacional de Reformas "é para Bruxelas ver"

Centrista Bagão Félix diz que o Plano Nacional de Reformas contém algumas omissões e peca pelo excesso de vacuidade.

Plano Nacional de Reformas "é para Bruxelas ver"
Notícias ao Minuto

23:56 - 30/03/16 por João Oliveira

Política Bagão Félix

Foi apresentado ontem por António Costa o Plano Nacional de Reformas, que Antóno Bagão Félix acredita não ser um documento que mereça tanta atenção, uma vez que foi feito “para Bruxelas ver”.

No comentário feito no tempo de antena da SIC Notícias, Bagão Félix diz que “mais importante que os programas, é a sua execução e a avaliação dos programas feitos anteriormente para daí poderem haver medidas ou de consolidação dos objetivos ou de correção dos mesmos”. Se isso não for feito, diz, “é apenas uma perda de tempo”.

O centrista alerta ainda para o facto de o documento conter “algumas omissões”, sendo elas o facto de “não haver uma palavra sobre poupanças para o nosso futuro social e económico”, “nem uma única palavra sobre reformas no sistema fiscal ou sobre pensões” e ainda o facto de “o próprio sistema financeiro não ser mencionado” nos planos do Governo.

“[O documento] é bom como elemento de discussão mas não vale muito a pena preocuparmo-nos com isto. Mais importante vai ser o programa de estabilidade, porque aí são medidas concretas e com impacto orçamental, quer do lado da receita, quer do lado da despesa. Aí, aquilo que é a vacuidade genérica em que todos estão de acordo, passa para o concreto que às vezes é duro e bastante conflituoso do ponto de vista político”, explicou.

Esse programa de estabilidade, alerta, pode ser o início da discordância entre os partidos que formam o Governo. “Aí funcionam os números. Por mais que possamos torturar os números, apesar de tudo eles incorporam alguma verdade, e através da verdade geram-se discussões. Nós sabemos que o Bloco e o PCP, que dão apoio ao Governo, desde há muito têm posições muito diversas do PS em matérias designadamente relacionadas com o Tratado Orçamental”, terminou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório