Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
26º
MIN 17º MÁX 30º

Bloco defende junto de governo alemão política europeia diferente

Uma delegação do Bloco de Esquerda (BE) esteve hoje reunida em Lisboa com um ministro do governo alemão, tendo o partido advogado a necessidade de uma política europeia diferente a nível económico e também social.

Bloco defende junto de governo alemão política europeia diferente
Notícias ao Minuto

13:35 - 07/03/16 por Lusa

Política José Manuel Pureza

O mote do encontro com o ministro-adjunto alemão, Michel Roth, era a política europeia e a crise dos refugiados, mas no final do encontro - que durou cerca de 40 minutos - o bloquista José Manuel Pureza declarou que matérias como a renegociação da dívida foram também abordadas pelo Bloco.

"É necessário que haja uma política europeia diferente da que tem sido seguida, que tem sido uma política de castigo, de empobrecimento das economias periféricas, como a portuguesa, é preciso, pelo contrário, que haja uma aposta de escala europeia na reestruturação das dívidas dos países com problemas económicos e sociais mais sérios", vincou o deputado bloquista, que se fez acompanhar na reunião com a também deputada Isabel Pires e o dirigente e fundador do BE Luís Fazenda.

Michel Roth, que no final do encontro não prestou declarações à imprensa, está - vincou José Manuel Pureza - "naturalmente inteirado" do "tipo de responsabilidades e da intensidade de responsabilidades" que o Bloco tem na solução governativa portuguesa, no qual o executivo do PS é apoiado parlamentarmente por várias forças políticas, incluindo o BE.

No que refere à situação dos refugiados, o deputado do Bloco reforça que a União Europeia tem de manter uma "política de respeito pelos direitos humanos", e Portugal tem "uma quota-parte dessa responsabilidade".

"Há tanto por fazer. Esse é um desafio para o Governo português, para as autoridades políticas em Portugal, e para a sociedade civil no seu todo", realçou o bloquista.

Pureza lembrou que a reunião com uma equipa do executivo alemão surge num "dia crucial para o que deveria ser uma política europeia em matéria de acolhimento de refugiados" - o primeiro-ministro, António Costa, junta-se hoje aos restantes líderes europeus num almoço de trabalho, em Bruxelas, com o primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, sobre as dificuldades e os progressos na crise migratória.

O novo encontro União Europeia/Turquia realiza-se numa altura em que os responsáveis das instituições europeias voltam a referir o "demasiado elevado" fluxo de pessoas a atravessar fronteiras para a Europa e a necessidade de acelerar os regressos de migrantes ilegais desde a Grécia.

Os chefes de Estado de Governo dos 28 reúnem-se com o primeiro-ministro turco a partir das 12:30 da capital belga (11:30 de Lisboa).

A partir das 15:00 (14:00 de Lisboa) vai decorrer um encontro apenas entre os responsáveis comunitários, com o espaço Schengen e a dimensão humanitária na agenda.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório