Cavaco Silva teceu há minutos algumas considerações sobre a reunião do Conselho de Ministros dedicada a assuntos do Mar que presidiu a convite de António Costa.
Numa conferência de imprensa feita em conjunto com o primeiro-ministro, o Presidente da República em funções explicou que a agenda da reunião incidiu sobre “a estratégia para os assuntos do Mar e sobre as medidas que lhe dão corpo”.
Cavaco Silva sublinha que o Mar tem um grande potencial ao nível do desenvolvimento do nosso país e da criação de emprego.
“Dando continuidade ao trabalho feito no passado, o Conselho de Ministros de hoje procurou dar um passo em frente no sentido das medidas concretas necessárias para transformar as potencialidades do mar em oportunidades de negócio criadoras de crescimento económico e de criação de empego, e isto no respeito rigoroso da sustentabilidade ambiental do ecossistema que são os Oceanos”, esclareceu.
O Presidente em funções indica, ainda, que Portugal precisa de atrair investimento e de trabalhar com países europeus voltados para o Mar e que tenham ‘know-how’.
António Costa também fez algumas declarações aos jornalistas, dizendo que o Mar é “um tema relativamente ao qual o Governo assumiu prioridade política” na forma da restauração do Ministério do Mar “com uma competência transversal”.
"Tudo faremos para ao longo desta legislatura darmos continuidade ao desígnio que nos rogou e que recebemos com muita gratidão", afirmou o primeiro-ministro.
O objetivo para o futuro será definir três vértices fundamentais: garantir a soberania sobre o território marítimo, aprofundar o conhecimento sobre o Mar e dinamizar a economia do Mar.