Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 21º

PS aprova, sem votos contra, moção de rejeição a Governo

A Comissão Política do PS aprovou hoje, sem votos contra, a apresentação de uma moção de rejeição ao programa de Governo da coligação PSD/CDS e mandata o secretário-geral, António Costa, para prosseguir as negociações à esquerda.

PS aprova, sem votos contra, moção de rejeição a Governo
Notícias ao Minuto

05:44 - 23/10/15 por Lusa

Política Comissão Política

Estas foram as duas principais conclusões que constam do comunicado final da reunião da Comissão Política Nacional do PS, documento que apenas teve duas abstenções.

"A Comissão Política mandata o secretário-geral para prosseguir as negociações e concluir um acordo com o Bloco de Esquerda, o PCP e o Partido Ecologista 'Os Verdes', e para aprofundar os contactos com o PAN (Pessoas Animais e Natureza), com vista a uma solução alternativa de Governo estável, credível e consistente, devendo esse acordo ser, oportunamente, presente à Comissão Política", refere o comunicado.

No mesmo documento, lê-se também que a Comissão Política do PS delibera dar ao seu Grupo Parlamentar "indicação para apresentar uma moção de rejeição de qualquer programa de Governo que se proponha manter no essencial as políticas da anterior legislatura, rejeitadas por larga maioria dos portugueses nas últimas eleições".

Numa nota de justificação para a apresentação de uma moção de rejeição no parlamento a um programa de Governo da coligação PSD/CDS, o PS diz-se "ciente de que a direita coligada não reconhece a necessidade de virar a página da austeridade e interromper a estratégia de empobrecimento".

O PS, pelo contrário, entende "estar em condições de oferecer ao país uma alternativa de Governo consistente, estável e duradoura".

Após uma reunião que durou cerca de quatro horas, a Comissão Política Nacional do PS salienta que os socialistas informaram o Presidente da República, Cavaco Silva, de que estão em condições de "liderar uma solução alternativa, maioritária, consistente e duradoura, capaz de respeitar a vontade de mudança expressa pelos portugueses e de garantir o respeito integral pelos compromissos internacionais, designadamente europeus, de Portugal".

Numa alusão ao entendimento que já terá sido alcançado pelos socialistas, na sequência das conversações com o Bloco de Esquerda, PCP e "Os Verdes", tendo em vista a formação de um Governo, a Comissão Política do PS entende que "a solução construída" à esquerda "responde ao critério político enunciado pelo Presidente da República, quando cometeu aos partidos políticos a responsabilidade de construir um apoio parlamentar maioritário, consistente e estável ao próximo Governo e quando sublinhou que isso só seria possível compreendendo que este é o tempo do compromisso".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório